As Bem-aventuranças são o programa de vida cristão, afirma o Santo Padre
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 09-06-2014, Gaudium Press) O programa de vida do cristão são as Bem-aventuranças, segundo descreveu o Papa Francisco, ao comentar o Evangelho do dia na Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta segunda-feira, dia 9 de junho.
Para o Pontífice, se algum de nós faz a seguinte pergunta: “Como se faz para se tornar um bom cristão?”, encontramos a resposta de Jesus, que indica-nos coisas “muito contracorrente” em relação ao que habitualmente é feito no mundo.
O Papa afirmou que “as riquezas não garantem nada”, pois “quando o coração é tão satisfeito de si mesmo, não tem lugar para a Palavra de Deus”.
“Bem-aventurados os mansos neste mundo que, desde o início, é um mundo de guerras, um mundo onde há desavenças em todos os lugares, onde há ódio. E Jesus diz: ‘nada de guerras, nada de ódio. Paz e mansidão'”, disse.
Ainda, de acordo com o Santo Padre, caso sejamos mansos na vida, os outros poderão até pensar que somos “tolos”, porém, a questão “se trata de ser manso”, pois com esta mansidão, receberemos a Terra como herança.
“Bem-aventurados os que perdoam, misericordiosos. Porque todos nós somos um exército de perdoados. Todos nós fomos perdoados. E por isso é bem-aventurado quem empreende esta estrada do perdão. Bem-aventurados os puros de coração, que têm um coração simples, sem sujeira. Um coração que sabe amar com aquela pureza tão bela. Bem-aventurados os que promovem a paz.”
Além disso, o Papa Francisco lembrou os cristãos Bem-aventurados que foram perseguidos por causa da justiça. “Quantas pessoas são perseguidas ou foram perseguidas simplesmente por terem lutado pela justiça. As Bem-aventuranças são o programa de vida que Jesus nos propõe, tão simples, mas tão difícil”.
“Se quisermos algo mais, Jesus nos dá também outras indicações”, reforçou.
Finalizando sua homilia, o Pontífice aconselhou os fiéis presentes na Casa Santa Marta a refletirem o Evangelho de São Mateus, o capítulo quinto, onde encontram-se as bem-aventuranças.
“Ler este (Evangelho) que é o programa de santidade. Que o Senhor nos dê a graça de entender esta mensagem.” (LMI)
Deixe seu comentário