Diocese de Criciúma (SC) promove curso de canto litúrgico
Criciúma – Santa Catarina (Sexta-Feira, 06/06/2014, Gaudium Press) A Pastoral Litúrgico-Musical da Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, promove o II Encontro de Liturgia e Canto Pastoral da Catedral São José, que inicia hoje, dia 6 de junho, e segue até domingo, dia 8. O curso será ministrado pela religiosa da Congregação do Imaculado Coração de Maria, Irmã Miria Therezinha Kolling.
Mais de 280 pessoas participarão do evento, que é destinado a agentes da Pastoral Litúrgico-Musical, dirigentes de canto, maestros, coralistas, instrumentistas, salmistas e animadores. Segundo a coordenadora da atividade, Tânia Regina Antunes, o curso é fruto de uma caminhada e de um compromisso assumido com as equipes de celebração e com os grupos de cantores que semanalmente animam as celebrações litúrgicas da região.
“Será um momento de revigoramento da fé e do conhecimento litúrgico-musical, que nos fará crescer neste belo serviço a Deus e à Igreja, além de ser uma grande oportunidade de nos reunir. Cantando e celebrando os mistérios de Deus, nos fortaleceremos para servir melhor o povo de Deus pela Liturgia e pelo Canto”, enfatiza a Tânia.
Reconhecida internacionalmente, a assessora do evento, Irmã Miria, é religiosa, musicista e compositora. Ela é autora de mais de 600 obras, em geral com letras e músicas de sua autoria. Recentemente, a religiosa passou um mês no Japão, animando comunidades cristãs e estudando as características da música japonesa.
A Catedral São José fica localizada na Rua Santo Antônio, número 22, no Centro de Criciúma, em frente a Praça Nereu Ramos. Mais informações poderão ser obtidas através do telefone (48) 3433 1079.
Catedral São José
A Catedral São José foi edificada em 1907 sob orientação do Padre João Canônico. A inauguração foi em 1917, no tempo em que o padre Francisco Bertero era o pároco. Em 1946, para a execução do Congresso Eucarístico, recebeu o adro da fachada, duas capelas laterais e imagens de santos em massa. Em 1976, foi coberta por azulejos e, em 2006, foi aumentada.
A construção da catedral se constitui de um estilo romano mesclado com gótico, com naves divididas em duas fileiras de colunas. Em 2012, a igreja reabriu suas portas devido a cinco anos de reforma. (FB)
Deixe seu comentário