Ícone do barroco, Igreja Nossa Senhora da Boa Morte em São Paulo será reaberta ao público
São Paulo (Quarta, 08-07-2009, Gaudium Press) Um dos templos mais antigos do barroco ainda em pé na cidade de São Paulo, a Igreja Nossa Senhora da Boa Morte volta a abrir as portas para o público no próximo sábado, 11, após mais de quatro anos de clausura para trabalhos de restauração. No domingo (12), com uma missa, este importante prédio construído no século XVII passa a ser a primeira igreja a funcionar 24 horas em São Paulo.
Durante todo o dia, os padres e os integrantes da comunidade religiosa Aliança da Misericórdia, movimento de ações sociais formado por fiéis e religiosos que atua na região, irão se revezar nas orações, no acolhimento aos fiéis, além de realizar atividades sociais. Este tipo de iniciativa é uma maneira de resgatar as ações que eram feitas na própria Igreja por volta do ano de 1850, quando era então administrada pela Ordem dos Padres Sacramentistas, afirma a arquidiocese de São Paulo.
O trabalho de restauro da Igreja começou em 2005 e foram investidos mais de R$ 6,5 milhões nas obras. Segundo dados históricos, a construção é do ano de 1810 e durante todo este período foram realizadas várias reformas, a pintura original foi se perdendo ao longo dos anos. Em determinada época, parte do prédio foi alugada para uma creche e para uma lanchonete. “Isso é que torna o nosso trabalho de restauro mais difícil porque temos de tomar cuidado com o que é original para não se perder”, comentou Júlio Moraes, um dos responsáveis pelo restauro da Igreja.
Um dos trabalhos mais difíceis neste projeto segundo a arquiteta responsável pela obra, Carolina Midori Oshiro, foi a recuperação da estrutura de madeira que sustenta todo o prédio. Ela comenta que em alguns locais as vigas estavam completamente tomadas por cupins, colocando em risco a integridade física do prédio. “Em alguns locais tivemos de colocar chapas de aço para manter a estrutura”.
Durante a apresentação da Igreja restaurada para a imprensa, o cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, falou sobre sua importância para a cidade de São Paulo. “O restauro desta Igreja tem um significado particular porque ela faz parte da história de São Paulo do tempo em que a cidade era apenas uma aldeia. Com o seu crescimento, boa parte do patrimônio arquitetônico e cultural foi perdida e hoje temos apenas poucos exemplares daquilo que foi a arquitetura da cidade”.
No próximo sábado, às 16 horas, haverá a cerimônia de reabertura e bênção da Igreja, que contará com a presença de várias autoridades. Em seguida, às 19 horas, haverá a apresentação da Banda e Coro dos Arautos do Evangelho, aberto ao público. No domingo, haverá o rito de dedicação da Igreja.
A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte fica na Rua do Carmo, s/n, esquina com a Rua Tabatinguera, na região central de São Paulo.
Deixe seu comentário