CNBB lança documento sobre renovação paroquial
Brasília (Quinta-feira, 05-06-2014. Gaudium Press) Os bispos reunidos na 52ª Assembleia Geral da CNBB, no mês de maio, aprovaram o Documento 100 da conferência, que diz respeito ao tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia. A conversão pastoral da paróquia”, e que acaba de ser lançado depois de cerca de dois anos de estudo.
Após a aprovação para publicação como Documento oficial da Igreja no Brasil, o texto propõe a reflexão e ações práticas para uma conversão pastoral da paróquia e “busca iluminar o nosso ser Igreja, sermos comunidade dos que vivem de Cristo Jesus, iluminados e guiados pela força e suavidade do Espírito Santo, acolhidos pela bondade materna do Pai”, segundo o Bispo Auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner.
O Documento 100 ainda é composto por seis capítulos, que são “Sinais dos Tempos e Conversão Pastoral”, “Palavra de Deus”, “Vida, Missão nas Comunidades”, “Surgimento da Paróquia e sua Evolução”, “Comunidade Paroquial” e “Sujeito e Tarefas da Conversão Paroquial”.
Além disso, é apresentada uma análise da realidade paroquial, reflexão histórica e teológica sobre a paróquia, bem como pistas de ações que tratam da acolhida e vida fraterna, iniciação à vida cristã, leitura orante da palavra, liturgia e espiritualidade e o funcionamento da paróquia, seus conselhos, organização e manutenção. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações CNBB
Deixe seu comentário