Gaudium news > Papa comenta sobre a contribuição da Igreja para as comunidades nômades

Papa comenta sobre a contribuição da Igreja para as comunidades nômades

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 05-06-2014, Gaudium Press) Em audiência no Vaticano, o Santo Padre deu boas-vindas aos participantes do Encontro Mundial dos Promotores Episcopais e dos Diretores Nacionais da Pastoral dos Ciganos.

Logo após saudar o grupo formado por representantes provenientes de 26 países da América, Ásia e Europa, o Papa comentou sobre o tema “A Igreja e os Ciganos: anunciar o Evangelho nas periferias”.

“Neste tema, em primeiro lugar, tem a memória de uma relação, aquela entre a comunidade eclesial e o povo nômade, a história de um caminho para se conhecer, para se encontrar; e ainda tem o desafio para o hoje, um desafio que se refere, seja à pastoral ordinária, seja à nova evangelização.

O Pontífice também referiu-se aos ciganos enfatizando que “o Evangelho, de fato, é anúncio de alegria para todos”, onde todos somos chamados a garantir a nossa proximidade e solidariedade, seguindo o exemplo de Jesus Cristo que testemunhou a eles a predileção ao Pai.

“Encorajo vocês a prosseguirem com generosidade essa importante obra, a não desanimarem, mas a continuarem no empenho em favor de quem realmente está em condições de necessidade e marginalização, nas periferias humanas. Que os ciganos possam encontrar em vocês, irmãos e irmãs que os amam com o mesmo amor que Cristo amou os mais marginalizados. Sejam para eles, o rosto acolhedor e alegre da Igreja”, completou.

Organizado pelo Pontifício Conselho da Pastoral para os Migrantes e os Itinerantes, o encontro encerra-se nesta quinta-feira, 06, para avaliar o empenho da Igreja nesse contexto em meio à uma realidade que exige novas estratégias de atuação perante a comunidade cigana.

Ao todo, serão dois dias de debates para analisar novos e adequados métodos em relação ao tema, incentivados pela exortação apostólica “Evangelii Gaudium”, do Papa.

Além disso, o evento deverá servir para preparação das celebrações do cinquentenário da visita do Papa Paulo VI ao acampamento dos ciganos na cidade de Pomezia, na Itália, em 1965. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas