São José de Anchieta: “discípulo fiel de Jesus Cristo”
São Paulo (Quarta-feira, 04-06-2014, Gaudium Press) A memória do Apóstolo do Brasil, José de Anchieta, vem sendo celebrada a cada ano. Enfatizando esse fato, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, em seu mais novo artigo, afirmou que neste ano, o sacerdote jesuíta será celebrado como santo pela primeira vez.
“A CNBB, na assembleia geral de maio deste ano, pediu à Santa Sé que a comemoração litúrgica seja de ‘festa’ nas dioceses do Brasil que têm maior relação com a obra missionária de Anchieta; e de ‘memória’ nas demais. Ainda se aguarda a aprovação do pedido”, escreveu.
De acordo com Dom Odilo, a Igreja reconhece a obra de Anchieta, que provém da graça de Deus e frutificada em sua pessoa.
“Mas, sobretudo, a Igreja reconhece no santo um discípulo fiel de Jesus Cristo, um cristão exemplar, cuja vida foi fiel ao Evangelho e pode ser inspiradora para outros. Por isso, os santos são propostos como exemplos de vida, para que sirvam de estímulo e encorajamento para os outros.”
Logo depois, o purpurado indagou seus leitores ao refletir: “diante dos santos, vem a pergunta: se eles puderam, por que não podemos também nós? Se eles permaneceram fieis à Fé, perseveraram até o fim, mesmo através de provações e até no martírio, por que não podemos também nós?”
Para Dom Odilo, os santos, como o Apóstolo do Brasil, são também propostos como nossos intercessores junto de Deus.
A seguir, o Cardeal reforçou seus comentários quanto à imagem de São José de Anchieta ao dizer que temos muito o que aprender com o sacerdote jesuíta.
“Sua vida pode inspirar nossa Igreja, necessitada de ser missionária, de maneira renovada. São José de Anchieta, rogai por nós!” (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário