Plenário Juscelino Jubitschek realiza sessão solene sobre São José de Anchieta
São Paulo (Terça-feira, 03-06-2014, Gaudium Press) Durante uma sessão solene realizada no Plenário Juscelino Jubitschek, com as presenças de religiosos e parlamentares, o homenageado do dia foi o Apóstolo do Brasil, São José de Anchieta.
O Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, presente no evento, recordou os aspectos relevantes da vida missionária de Anchieta e dos demais jesuítas no Brasil e rebateu as críticas feitas pelos antigos regimes autoritários que depreciavam a história e a imagem do Santo.
“Eles (Anchieta e os jesuítas) defenderam os indígenas, protegendo-os contra a escravização dos projetos colonizadores, ajudando-os a preservar a sua cultura, em vez de destruí-la. Anchieta, sem dúvida, foi o primeiro educador do Brasil, e, para educar com eficácia, se deixou educar aprendendo a cultura dos que aqui viviam”, reforçou.
O Diretor do Pátio do Colégio, Padre Carlos Contiere, destacou também que o Apóstolo do Brasil sempre foi um homem da cidade e para a cidade e que sempre se preocupou com as pessoas.
Ainda segundo Dom Odilo, o Papa Francisco, ao canonizar São José de Anchieta, saciou um anseio da comunidade católica brasileira, que tinha a esperança de ver reconhecidos os méritos e a santidade do sacerdote jesuíta, que entregou a sua vida como missionário e homem de Deus ao povo brasileiro.
“São José de Anchieta é um grande brasileiro, embora não tenha nascido no Brasil. Ele pode ser considerado o primeiro despertador, integrador da Consciência Nacional”, disse. (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo
Deixe seu comentário