Santo Padre envia telegrama de condolências pela morte de cardeal
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 02-06-2014, Gaudium Press) Na madrugada desta segunda-feira, dia 2 de junho, em Roma, faleceu o Prefeito emérito da Congregação para as Igrejas Orientais e Arcebispo Emérito de Bangalore, Cardeal Simon Lourdusamy.
Ao saber do ocorrido, o Santo Padre enviou um telegrama de condolências onde dizia-se entristecido com a morte do cardeal, dirigindo suas mais sinceras condolências e orações a ele, ao clero, aos religiosos e aos fiéis leigos que choram a sua morte.
“Com gratidão a Deus Todo-Poderoso, lembro a vida sacerdotal do Cardeal, dedicada à difusão do Evangelho primeiro na Índia e, mais tarde, à serviço da Igreja universal, exercendo inúmeros cargos, mais recentemente, como a de Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais. Rezo para que Deus Pai de misericórdia lhe conceda a recompensa por seu trabalho e acolha a sua alma nobre na paz e na alegria do céu. A todos que se reuniram para o funeral solene, concedo de coração a minha Bênção Apostólica, como sinal de força e consolação no Senhor”, escreveu o Santo Padre.
Oriundo de Kalleri, no Nepal, o Cardeal Lourdusamy foi ordenado sacerdote no dia 21 de dezembro de 1951, sendo nomeado Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais em 30 de outubro de 1985.
No dia 12 de julho de 1991, o purpurado renunciou ao cargo por motivos de saúde.
Após seu falecimento, o Colégio Cardinalício fica composto por 214 purpurados, dos quais 118 eleitores e 96 não-eleitores.
Nesta quinta-feira, 05, acontecerá o seu funeral, às 11h30 (horário local), na Basílica de São Pedro, em Roma.
A liturgia ficará a cargo do Cardeal Angelo Sodano, decano do Colégio Cardinalício, junto com cardeais, arcebispos e bispos.
No final da Celebração Eucarística, o Papa Francisco presidirá os ritos finais. (LMI)
Deixe seu comentário