Gaudium news > Bento XVI muda estrutura de comissão criada para ajudar na reincorporação dos bispos lefebvrianos

Bento XVI muda estrutura de comissão criada para ajudar na reincorporação dos bispos lefebvrianos

Cidade do Vaticano (Quarta, 08-07-2009, Gaudium Press) A Santa Sé publicou hoje uma Carta Apostólica do Papa Bento XVI, em latim e com tradução ao italiano, denominada “Motu Proprio Datae – Ecclesia Unitatem”, (“De iniciativa própria: unificação da Ecclesia”, em tradução livre) sobre a Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”. No documento, assinado no último dia 2 de julho, Bento XVI faz referências históricas e muda a estrutura da Comissão, que é responsável pelo diálogo da Igreja com a Fraternidade São Pio X, dos bispos lefebvrianos.

Segundo a nova estruturação, a Ecclesia Dei passa a pertencer à Congregação para a Doutrina da Fé, do prefeito cardeal William Joseph Levada. De acordo com a definição do Papa, a Comissão estará ligada “de maneira estreita” com o dicastério.

Bento XVI pretende, com isso, acompanhar de forma mais próxima as relações com os lefebvrianos. Além disso, no mesmo documento divulgado hoje, ratificou que a Fraternidade ainda permanece fora da Igreja Católica e que todas as suas ordenações, da mesma forma, são ilegítimas.

“As questões doutrinais, obviamente, permanecem e, até que não seja esclarecidas, a Fraternidade não possui um status canônico na Igreja e seus ministros não podem exercitar de modo legítimo qualquer ministério”, diz o Papa.

Com a dissolvição da Comissão como órgão autônomo e sua transferência para os domínios do cardeal Levada, o Papa teve de anunciar também a renúncia do então presidente da Comissão, cardeal Dario Casatrillón Hoyos.

“O presidente da Comissão é agora o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A Comissão possui uma tabela própria orgânica composta por um secretário e por oficiais. Será trabalho do presidente, ajudado pelo secretário, submeter os principais casos e as questões de caráter doutrinal ao estudo e ao discernimento das instâncias ordinárias da Congregação para a Doutrina da Fé, bem como submeter os resultados às superiores disposições do Sumo Pontífice”, afirma Bento XVI.

Foi mantido apenas o cargo de secretário, ao qual o Papa designou o monsenhor Guido Pozzo, até o momento secretário-adjunto da Comissão Teológica Internacional e Ajudante de Ofício da Congregação para a Doutrina da Fé.
O novo presidente da Ecclesia Dei e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé enviou um comunicado no qual agradece o Papa e o seu predecessor, cardeal Darío Castrillón Hoyos.

A Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” foi instituída em 2 de julho de 1988 pelo Papa João Paulo II com o intuito de auxiliar na reintegração dos bispos lefebvrianos à Igreja.

“A Comissão deve colaborar com os bispos, com os dicastérios da Cúria Romana e com os ambientes interessados, no âmbito de facilitar a plena comunhão eclesial dos sacerdotes, seminaristas, comunidade ou apenas religiosos e religiosas da Fraternidade fundado pelo monsenhor Lefebvre que desejam ficar unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja Católica, conservando as suas tradições espirituais e liturgias, à luz do Protocolo assinado no último dia 5 de maio pelo cardeal Ratzinger e por monsenhor Lefebvre”, diz o texto de João Paulo II.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas