Bento XVI muda estrutura de comissão criada para ajudar na reincorporação dos bispos lefebvrianos
Cidade do Vaticano (Quarta, 08-07-2009, Gaudium Press) A Santa Sé publicou hoje uma Carta Apostólica do Papa Bento XVI, em latim e com tradução ao italiano, denominada “Motu Proprio Datae – Ecclesia Unitatem”, (“De iniciativa própria: unificação da Ecclesia”, em tradução livre) sobre a Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei”. No documento, assinado no último dia 2 de julho, Bento XVI faz referências históricas e muda a estrutura da Comissão, que é responsável pelo diálogo da Igreja com a Fraternidade São Pio X, dos bispos lefebvrianos.
Segundo a nova estruturação, a Ecclesia Dei passa a pertencer à Congregação para a Doutrina da Fé, do prefeito cardeal William Joseph Levada. De acordo com a definição do Papa, a Comissão estará ligada “de maneira estreita” com o dicastério.
Bento XVI pretende, com isso, acompanhar de forma mais próxima as relações com os lefebvrianos. Além disso, no mesmo documento divulgado hoje, ratificou que a Fraternidade ainda permanece fora da Igreja Católica e que todas as suas ordenações, da mesma forma, são ilegítimas.
“As questões doutrinais, obviamente, permanecem e, até que não seja esclarecidas, a Fraternidade não possui um status canônico na Igreja e seus ministros não podem exercitar de modo legítimo qualquer ministério”, diz o Papa.
Com a dissolvição da Comissão como órgão autônomo e sua transferência para os domínios do cardeal Levada, o Papa teve de anunciar também a renúncia do então presidente da Comissão, cardeal Dario Casatrillón Hoyos.
“O presidente da Comissão é agora o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé. A Comissão possui uma tabela própria orgânica composta por um secretário e por oficiais. Será trabalho do presidente, ajudado pelo secretário, submeter os principais casos e as questões de caráter doutrinal ao estudo e ao discernimento das instâncias ordinárias da Congregação para a Doutrina da Fé, bem como submeter os resultados às superiores disposições do Sumo Pontífice”, afirma Bento XVI.
Foi mantido apenas o cargo de secretário, ao qual o Papa designou o monsenhor Guido Pozzo, até o momento secretário-adjunto da Comissão Teológica Internacional e Ajudante de Ofício da Congregação para a Doutrina da Fé.
O novo presidente da Ecclesia Dei e prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé enviou um comunicado no qual agradece o Papa e o seu predecessor, cardeal Darío Castrillón Hoyos.
A Pontifícia Comissão “Ecclesia Dei” foi instituída em 2 de julho de 1988 pelo Papa João Paulo II com o intuito de auxiliar na reintegração dos bispos lefebvrianos à Igreja.
“A Comissão deve colaborar com os bispos, com os dicastérios da Cúria Romana e com os ambientes interessados, no âmbito de facilitar a plena comunhão eclesial dos sacerdotes, seminaristas, comunidade ou apenas religiosos e religiosas da Fraternidade fundado pelo monsenhor Lefebvre que desejam ficar unidos ao Sucessor de Pedro na Igreja Católica, conservando as suas tradições espirituais e liturgias, à luz do Protocolo assinado no último dia 5 de maio pelo cardeal Ratzinger e por monsenhor Lefebvre”, diz o texto de João Paulo II.
Deixe seu comentário