Gaudium news > Arcebispo de São Salvador diz apoiar Igreja Católica em Honduras

Arcebispo de São Salvador diz apoiar Igreja Católica em Honduras

São Salvador (Quarta, 08-07-2009, Gaudium Press) Durante coletiva de imprensa em São Salvador (El Salvador) no último domingo, o arcebispo da cidade, monsenhor José Luis Escobar Alas, disse respeitar o pronunciamento da Conferência Episcopal de Honduras e que “ora pela situação política” do país latino-americano.

No último dia 4 de julho o episcopado hondurenho emitiu uma nota, lida pelo cardeal Oscar Madariaga em um canal de TV transmitido por todo o país, em que questiona a autoridade do presidente deposto no momento em que foi retirado de casa pelos militares, no dia 28 de junho.

Segundo o purpurado, como um artigo da Constituição estabelece a impossibilidade de reeleição do presidente e determina que “aqueles que propuserem a reforma” do artigo “deixa imediatamente o cumprimento das suas funções e fica impossibilitado de exercer qualquer função pública por 10 anos”, Zelaya não era mais presidente quando os soldados o retiraram de casa, ainda de pijama.

Depois, o cardeal pede ainda que o presidente não retorne rápidamente ao país. “Pensamos se um regresso precipitado ao país, neste momento, poderia desencadear um banho de sangue. Eu sei que você ama a vida, eu sei que você respeita a vida. Até hoje ninguém morreu em Honduras. Por favor, medite, porque depois seria tarde demais”.

Por meio do comunicado, o episcopado hondurenho ainda disse que as instituições democráticas do país ‘foram mantidas de acordo com a Constituição da República de Honduras’.

Questionado sobre a forma como apoia a situação vivida nos últimos dias por Honduras, o arcebispo de São Salvador disse que há união “como Igreja, estamos em um mesmo sentimento e unidos pela oração”, ressaltando que os prelados hondurenhos “são pastores e buscam o bem do povo”.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas