Gaudium news > Dom Darci: “a Fé é construída em mutirão”

Dom Darci: “a Fé é construída em mutirão”

Aparecida – São Paulo (Sexta-feira, 30-05-2014, Gaudium Press) Durante a palestra ministrada pelo Bispo Auxiliar de Aparecida, Dom Darci José Nicioli, no VIII Congresso Mariológico da Academia Marial de Aparecida, nesta quinta-feira, 29, foi discutido com os participantes o tema “O Santuário como lugar de encontro”.

Recordando o encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba pelos três pescadores, Dom Darci comentou: “Se o primeiro manto da imagem de Nossa Senhora Aparecida foram as mãos do pescador, o seu primeiro santuário foi o coração daquela gente simples e pobre”.dom_darci_jose_nicioli.jpg

Quando abordado o tema de sua palestra, o Bispo Auxiliar ressaltou seis pontos que fazem da Casa da Mãe Aparecida um lugar de encontro: lugar de aliança, lugar da Palavra de Deus, lugar do espírito, lugar dos sacramentos, lugar da beleza e lugar da festa e esperança.

Logo depois, lembrou da relação dos santuários como a Casa de Maria Santíssima e citou as palavras do Papa Francisco, proferidas na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), do Rio de Janeiro. “Em Aparecida, Deus ofereceu ao Brasil sua própria Mãe. Há algo de perene para aprender sobre Deus e sobre a Igreja em Aparecida.”, disse.

Segundo Dom Darci, “é umbilical a relação entre os Santuários e Maria. E sabemos que Maria não é o centro, mas se nós a referenciamos nas escrituras podemos dizer que Ela é mulher cujo coração é o santuário da Palavra e onde começa a nova família de Jesus, a Igreja”.

“Ao trocar olhares com Maria, o fiel é chamado a fazer o encontro com Deus. Aquela que acreditou ajuda o fiel no encontro com Deus”, afirmou.

Ainda conforme o prelado, “a Fé é construída em mutirão”, referindo-se ao Santuário como lugar de encontro da comunidade local.

Dom Darci aproveitou o momento para citar alguns desafios dos Santuários para que possam, de fato, ser lugares de encontro, como o acolhimento, o uso da linguagem adequada, o serviço de som adequado e a infraestrutura.

O Bispo Auxiliar destacou que o agente evangelizador necessita saber que a assembleia eclesial, em um Santuário, é sempre heterogênea, constituída por fiéis participativos.

Concluindo, o prelado reforçou que a liturgia é uma catequese em ato e que, ao ser celebrada, o fiel aprende sobre o Mistério de Deus e que a piedade popular também é elemento importante para uma eficaz evangelização. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas