Gaudium news > Tenhamos a alegria no Senhor, diz o Papa

Tenhamos a alegria no Senhor, diz o Papa

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 30-05-2014, Gaudium Press) Depois de regressar de sua viagem apostólica à Terra Santa, o Papa Francisco presidiu a Missa na manhã desta sexta-feira, 30, na Casa Santa Marta e afirmou aos fiéis presentes que “a tristeza de vocês se converterá em alegria”, referindo-se à promessa de Jesus aos seus discípulos.

papa_francisco.jpg

Em sua homilia, o Santo Padre comentou sobre a alegria cristã, essa que não se pode comprar, mas só receber como dom do Senhor, pois a alegria dos cristãos é a “alegria em esperança”.

Usando o exemplo de São Paulo, que “era muito corajoso” pelo fato de ter a força do Senhor a seu favor, o Pontífice observou que até mesmo o Apóstolo dos gentios tinha medo, pois “isso acontece com todos nós”.

“E devemos dizer a verdade: a vida cristã não é uma festa. Não toda ela! Choramos, tantas vezes se chora. Quando você está doente; quando tem um problema em família com o filho, com a filha, a esposa, o marido. Tantos problemas, tantos que nós temos. Mas Jesus nos diz: ‘Não tenham medo!’. ‘Sim, você vai ficar triste, vai chorar e até mesmo as pessoas se alegrarão com isso, as pessoas que estão contra você'”, lembrou.

Além disso, o Santo Padre ressaltou outra tristeza: a tristeza que nos vem quando enveredamos por um caminho que não é bom, quando “compramos a alegria, aquela do mundo, a do pecado, e por fim há um vazio dentro de nós”, sendo esta uma tristeza que é alegria ruim.

Porém, continuou, o cristão deve ser alegre de esperança. Esta alegria, o Papa explicou que nos momentos de maior dificuldade, não a vemos, por ser uma alegria que é purificada pelas provações todos os dias.

“A tristeza se transformará em alegria. Mas é difícil quando visitamos um doente, que tanto sofre, dizer: ‘Coragem! Coragem! Amanhã haverá alegria!’. Não se pode dizer isso! Devemos fazê-lo sentir como fez Jesus. Também nós, quando estamos na escuridão, que não vemos nada: ‘Eu sei, Senhor, que essa tristeza se transformará em alegria. Não sei como, mas eu sei!’. Um ato de Fé no Senhor.”

Dando ênfase em suas ideias, o Pontífice usou como exemplo a mulher que dá a luz a uma criança. “É verdade que, no parto, a mulher sofre tanto, mas depois, quando está com a criança, se esquece”.

O Papa Francisco acredita que após esse momento, permanece “a alegria de Jesus”, que é uma alegria purificada, escondida em alguns momentos da vida, que não se sente nos momentos ruins, mas que vem depois em forma de esperança.

“Que o Senhor dê a todos nós esta alegria em esperança. E o sinal de que nós temos esta alegria em esperança, que é a paz. Quantos doentes, que estão no fim da vida, com suas dores, têm aquela paz na alma. Esta é a semente da alegria, esta é a alegria em esperança: a paz. Se você tem paz, então tem a semente da alegria que virá depois. Que o Senhor nos faça entender essas coisas”, concluiu. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas