Gaudium news > Novo Reitor Maior dos Salesianos preside as celebrações em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

Novo Reitor Maior dos Salesianos preside as celebrações em honra a Nossa Senhora Auxiliadora

Turim – Itália (Quarta-feira, 28-05-2014, Gaudium Press) “Quem é Maria para você? Quem é para mim?”, foram as perguntas que fez o novo Reitor Maior dos Salesianos, Dom Ángel Fernández Artime, que no último dia 24 de maio, junto com o Movimento Juvenil Salesiano, celebrou pela primeira vez a festividade de Maria Auxiliadora na Basílica que leva este título em Turim (Itália), casa da família fundada por Dom Bosco.

Durante sua homilia, o Reitor Maior convidou aos jovens presentes, assim como os membros da congregação e fiéis devotos da Auxiliadora, a “contemplar Maria com os olhos da inteligência e do coração, a contemplá-la como mulher, como mãe, mestra e auxílio”.

Disse que “Mulher”, é um belo título “dado a nova Eva, mãe do novo Adão”, posto que nela “a humanidade inteira desperta e renasce pela ação do Filho”. E recordou que também São Paulo, ao falar da humanidade do Filho único de Deus, “o define como ‘nascido de mulher'”. “Não podemos somarmos ao mistério da encarnação sem contemplar a Ela como mulher”, acrescentou.

“Maria é também para nós Mãe, sobretudo, diremos Mamãe!” -continuou Dom Fernández Artime-, já que “Deus escolheu para seu Filho uma verdadeira mamãe. Seguramente enquanto Jesus crescia junto a Maria e José, soube reconhecer dentro deles o amor quente e acolhedor que já havia experimentado em toda a eternidade ao lado de seu Pai, o Pai de todos”.

Comentou também que aqui se compreende muito bem a passagem evangélica que narra quando Jesus, ao morrer na Cruz, entrega sua mãe ao discípulo João: “aqui tem a tua mãe’, porque Maria é nossa mãe, e ao cuidar de nós nos ensina no mais profundo de nossa alma a cuidar de nós mesmos, a cuidar da vida, o criado, o crescimento de nossos irmãos e irmãs, e a vida daqueles que estão em risco de perder-se (…) Também nós hoje queremos dizer a Maria: seja nossa Mãe! E ensina-nos a ter cuidado com a nossa vida!”.

Dom Fernández Artime falou também de María como Mestra; “a mestra que nos diz uma e outra vez: ‘façam tudo o que ele lhes disser’; a mestra que primeiro soube custodiar todas as coisas de Jesus em seu coração e que nos ensina a fazer o mesmo”. “Um cristão é aquele que sabe custodiar as coisas de Jesus no coração e sempre leva Aquele tesouro”, acrescentou.

Finalmente -continuou o Reitor Maior-, “Maria é auxílio”, posto que “a primeira ação da mulher já mãe, depois da Anunciação do Anjo, foi colocar-se a serviço de Isabel (…) Diz o Evangelho: ‘se levantou e foi com prontidão’. Que bela expressão do serviço eclesial, especialmente o salesiano: tratar rapidamente de colocar-nos ao serviço para cuidar da vida de quem cresce, e que tantas vezes se vê ameaçada; rapidamente para responder ao clamor dos jovens, sobretudo daqueles em perigo (…)”.

Ao término da homilia, o sucessor de Dom Bosco alentou aos jovens a “não terem medo de nada”, porque “Maria é nosso auxílio, é nossa Mãe e Mestra que nos ensina a ser verdadeiros discípulos missionários de Jesus e a ter cuidado de nossa vida para torná-la mais humana, segundo a medida de Cristo, o Verbo nascido de Mulher”. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas