Vocações Sacerdotais são prioridade para a Arquidiocese do México
Cidade do México – México (Quarta-feira, 28-05-2014, Gaudium Press) Fazer das paróquias, comunidades eclesiais, movimentos e grupos apostólicos um celeiro para as vocações sacerdotais é uma das prioridades da Arquidiocese do México dentro das Orientações Pastorais 2014, que foi planejado pelo Cardeal Norberto Rivera Carrera, Arcebispo e Primaz do México.
Assim afirma o próprio purpurado no guia pastoral deste ano: “A Missão tem como raiz a vocação. Não podemos aspirar a uma ação evangelizadora forte e importante se, como parte desta ação, não trabalhamos por uma pastoral vocacional que nos leve a responder, como comunidade e como pessoas, ao chamado que Deus nos faz continuamente”.
Neste sentido, o Cardeal convida para que se gere maior consciência sobre a importância de fomentar as vocações nas diferentes realidades eclesiais: “É necessário avançar nesta tomada de consciência já que, geralmente as comunidades veem a necessidade de vocações e valorizam o serviço que dão aos que respondem a este chamado, mas de forma pessoal parece que se esquivam ou, pelo menos querem fugir de serem chamados para um apostolado comprometido, como agentes leigos, como missionários, à vida religiosa ou à vida sacerdotal”.
Em suas orientações, o Arcebispo do México também convida aos leigos para que se comprometam igualmente a incentivar as vocações, especialmente dentro das famílias, recordando que este não é somente um compromisso do sacerdote que com sua vida deve dar testemunho.
Por isso, o Cardeal também faz um chamado para que os responsáveis da pastoral vocacional desenvolvam e promovam subsídios para levar a cabo atividades concretas, e exorta para que nenhuma paróquia e comunidade apostólica, além de rezar pelas vocações, não fique sem desenvolver atividades para a promoção vocacional.
Entre as iniciativas que são adiantadas pela Arquidiocese mexicana, o Seminário Menor do México desenvolveu alguns vídeos, entre eles o intitulado “A Vocação Sacerdotal, é uma questão de Fé”, no qual se reflete a imensa riqueza da vocação, e mostra como quem opta pelo sacerdócio experimenta o amor de Jesus Cristo e encontra a verdadeira felicidade. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário