Gaudium news > Em sua abertura, nova assembleia do Episcopado colombiano diz que vida é "peça-chave" para a engrenagem da realidade do país

Em sua abertura, nova assembleia do Episcopado colombiano diz que vida é "peça-chave" para a engrenagem da realidade do país

Bogotá (Terça, 07-07-2009, Gaudium Press) Teve início ontem em Bogotá, capital da Colômbia, a 87ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Colombiana. As discussões foram abertas e estão sendo conduzidas pelo presidente do episcopado, dom Rubén Salazar Gómez, e transcorrem até o próximo dia 11 de julho. 90 bispos, das 76 jurisdições eclesiais do país, estão reunidos para discutir as próximas ações da Igreja local nos mais diversos âmbitos, tendo como tema-mor a vida.

Durante seu pronunciamento na abertura, Monsenhor Salazar apontou a importância da vida para cada um dos aspectos concernentes à realidade colombiana. “Não se pode enfrentar a realidade política, econômica, cultural e religiosa sem que a vida apareça como peça-chave para a engrenagem mesmo da realidade”.

“O desenvolvimento desta assembleia faremos, como sempre, de frente ao país. Não esqueçamos que a Igreja vive para servir assim como o fez Cristo, que não veio para que lhe servissem, mas para servir e dar a sua vida por toda a humanidade”, destacou o prelado.

Em conversa com Gaudium Press, monsenhor Salazar disse que o principal problema na Colômbia é que as pessoas de esqueceram de que a vida não pertence ao homem. “Esqueceram que a vida é de Deus. Apossamos-nos da vida do outro e queremos fazer o que nos parece melhor, por isso se multiplicaram os ‘atropelos’ contra a vida. Existe um desprezo generalizado acerca da importância de viver”.

Ele ressaltou ainda que o tema é um dos mais importantes já abordados pelas assembleias plenárias do episcopado e instou o Estado a garantir as condições dos cidadãos. “A vida é o fundamento de toda convivência humana, por isso mesmo implica que o Estado garanta a sua defesa, para que todos os colombianos possamos viver em ótimas condições”.

Da mesma forma, o núncio apostólico da Colômbia, monsenhor Aldo Cavalli, afirmou para a reportagem que “a vida é o ponto fundamental do ser humano e do cristão. Como disse o Papa, a vida não é negociável; a mesma tem início desde que estamos no ventre de nossa mãe até que Deus a toma para si”.

A 87ª Assembleia Plenária da CEC que acaba no dia 11 contará também com o lançamento oficial da Missão Continental no país, com a peregrinação do Episcopado na quinta-feira, 9, ao Santuário de Nossa Senhora de Chiquinquirá, padroeira dos colombianos.

 

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas