Gaudium news > “O diálogo favorece a construção de pontes entre as pessoas”: Arcebispo de Porto Alegre

“O diálogo favorece a construção de pontes entre as pessoas”: Arcebispo de Porto Alegre

Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 23/05/2014, Gaudium Press) “Pontes” é o título do mais recente artigo de Dom Jaime Spengler, Arcebispo da Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Na reflexão, o Prelado afirma que vivemos num mundo marcado pela diversidade cultural, que nos convida a ir ao encontro do outro, do diferente de nós, da nossa cultura, e, ao mesmo tempo, requer que nos disponhamos a reconhecer e, construindo “pontes”, acolher o nosso distinto.

Segundo o Arcebispo, nesse trabalho, somos orientados pelo desejo de bondade, beleza e verdade. Para ele, nós somos seres caracterizados pela palavra, pela capacidade de diálogo, que é o meio privilegiado para que sejam trazidas à tona as aspirações mais nobres do ser humano. Dom Jaime acredita que quando fomentamos e alimentamos o diálogo, quando nos fazemos companheiros de autêntico diálogo, tornamo-nos mais plenamente humanos.

“Dialogar pressupõe abertura de ambas as partes envolvidas; significa estar convencido de que o outro tem algo de bom para dizer e, por isso, favoreço o necessário espaço para o seu ponto de vista, suas propostas, suas ideias. Sem esta cordialidade, sem esta abertura, o diálogo não é possível”, acrescenta.

Além disso, o Prelado ressalta que a tecnologia, hoje, favorece os espaços de diálogo, fazendo-nos mais próximos, interligando-nos sempre mais. De acordo com ele, fruto da tecnologia são os modernos meios de comunicação. O Papa Francisco recorda que estes meios “podem nos ajudar a sentir-nos mais próximos uns dos outros; a fazer-nos perceber um renovado sentido de unidade da família humana, que impele à solidariedade e a um compromisso sério para uma vida mais digna para todos. Uma boa comunicação ajuda-nos a estar mais perto e a conhecer-nos melhor entre nós, a ser mais unidos”.

Ainda conforme Dom Jaime, o diálogo, a boa comunicação, favorece a construção de “pontes” entre as pessoas, povos e culturas, e tais pontes podem cooperar para o crescimento da consciência de que somos seres humanos, de que somos pessoas marcadas por qualidades, virtudes, valores que podem ser condivididos; de que somos pessoas também marcadas por fragilidades, contradições, por vezes desequilíbrios e doenças, podendo, através de encontros que a comunicação e o diálogo proporcionam, encontrar indicações necessárias para superação ou convívio aceitável de tal realidade.

Ele explica que é para fomentar a reflexão em torno desta temática complexa que a Igreja promove o 48º Dia Mundial das Comunicações Sociais, nos convidando a refletir, estudar, rezar e dialogar em torno desta temática rica de facetas.

Por fim, o Arcebispo de Porto Alegre salienta que durante esses dias também será possível acompanhar a visita do Papa Francisco à Terra Santa, marcada por momentos de oração, encontro e diálogo entre irmãos e irmãs na fé cristã, hebraica e islâmica. Ele lembra que naquele pedaço de chão, Deus se manifestou, primeiro a nossos pais na fé: Abraão, Isaac e Jacó; depois, segundo a fé cristã, Deus mesmo armou tenda entre nós, encarnando-se no seio de Maria.

“Aquela área geográfica, conhecida, amada e venerada como Terra Santa, tem sido causa de tantos conflitos ao longo dos séculos! Cremos que através da oração, do encontro e, sobretudo do diálogo honesto entre as partes envolvidas, desejosas de bondade, beleza e verdade, o próprio Deus haverá de inspirar os interessados na construção de sólidas pontes, por meio das quais os povos daquela região possam viver em paz, harmonia e respeito mútuo”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas