Pela primeira vez um Cardeal visita a Coreia do Norte
Kaesong – Coreia do Norte (Quinta-feira, 22-05-2014, Gaudium Press) Um acontecimento histórico foi registrado na última quarta-feira, 21, em Kaesong (Coreia do Norte, quando o Cardeal Andrew Yeom Soo-jung, Arcebispo de Seul, Coreia do Sul, visitou pela primeira vez o território norte-coreano. Esta é a primeira vez que um Cardeal pode pisar o solo da Coreia do Norte, um país com o regime mais restritivo em matéria religiosa do mundo, onde não há presença da Igreja Católica a raiz da forte perseguição do regime comunista.
Um porta-voz do Ministério de Unificação da Coreia, em Seul, declarou a agência Fides que “esperamos que a visita do Arcebispo seja um passo positivo” para as tensas relações entre as duas Coreias. O objetivo do Cardeal Soo-jung era realizar uma visita pastoral aos cidadãos sul-coreanos que trabalham em Kaesong, como parte da única aproximação das duas nações, cujas relações sempre estiveram marcadas pelo risco de confrontação bélica.
Quando Kaesong foi fechada em 2013 por causa de novas tensões entre os países, o Cardeal Arcebispo expressou seu interesse por esta região fronteiriça. Para esse momento, a Igreja organizou uma multitudinária Eucaristia pela reconciliação na qual se rezou especificamente pela sua reabertura. A Igreja da Coreia do Sul, cujos prelados conservam a titularidade das Dioceses da Coreia do Norte onde já não existe trabalho pastoral, conserva a esperança de encontrar caminhos de diálogo que permitam o retorno do Evangelho ao território norte-coreano.
O Cardeal Yeom Soo-jung, anunciou em janeiro de 2014 que empregaria seu novo ministério como Cardeal da Igreja Católica para estender a Fé aos lugares onde ainda não chegou. “Através deste chamado de Deus, rezo e darei meu apoio total a Evangelização da Igreja na Ásia, particularmente na China e Coreia do Norte”, afirmou então o purpurado. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário