Mais quatro novos sacerdotes na Arquidiocese de Maringá
Maringá – Paraná (Terça-Feira, 20/05/2014, Gaudium Press) A Arquidiocese de Maringá, no Estado do Paraná, a partir do dia 23 de maio, contará com mais quatro novos padres na região. Claudemir Ricardo da Silva, Neri Dione Squisati, Marcos Andeluci e Vanilson dos Santos Rigon serão ordenados às 20h na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. A cerimônia será presidida pelo Arcebispo Dom Anuar Battisti.
A caminhada vocacional do diácono Claudemir Ricardo da Silva teve início na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Ouro Verde do Oeste, pertencente à Diocese de Toledo, no Paraná. Neste período, ele era coroinha na paróquia e, tendo contato com os freis Agostinianos, se questionou sobre o que seria a função do presbítero na comunidade.
Aos 15 anos, Claudemir recebeu o convite para ser padre. No ano de 2006, ele entrou para o Seminário Santo Cura d’Ars, em Maringá, e no ano de 2013 concluiu a etapa da Teologia no Seminário Santíssima Trindade na cidade de Londrina, sendo ordenado diácono no dia 29 de dezembro do mesmo ano. O seu ministério diaconal começou na cidade de Mandaguari, na Paróquia Bom Pastor, à qual foi apresentado no dia 2 de fevereiro. Juntamente com o pároco padre Zenildo Megiatto, o futuro sacerdote pretende desenvolver as atividades pastorais na Paróquia Bom Pastor.
Já o diácono Neri Dione Squisati desde muito pequeno ia com os seus pais à Igreja. Na sua juventude, passou a frequentar um grupo de jovens e aos poucos foi se engajando em outros serviços da comunidade, tais como: Pastoral da Criança, Ceb’s, Catequese de Adolescentes. Em 2003, após uma Semana Vocacional, onde esteve em contato direto com seminaristas, Neri percebeu o chamado à sua vocação. Iniciou o acompanhamento vocacional no Seminário Arquidiocesano, onde por três anos realizou os encontros vocacionais e amadureceu sua vocação.
Em 2006, ele foi aprovado para iniciar os estudos no Seminário Propedêutico. Em seguida, de 2007 a 2009, Neri experimentou os estudos filosóficos na PUCPR – Maringá. Logo depois, devido às transferências, passou a conhecer e contar com o Padre Onildo, que por cinco anos e meio foi seu reitor, e o Padre Milton foi o seu diretor espiritual. De 2010 à 2013, morou no Seminário de Teologia Santíssima Trindade, em Londrina. Atualmente, ele atua na Paróquia São Francisco de Assis, em Maringá.
O terceiro diácono a ser ordenado é Marcos Andeluci, que por meio da catequese foi conhecendo a pessoa de Jesus Cristo, sua vida, paixão, morte e ressurreição. Quando ele concluiu a catequese com a crisma, um amigo o convidou para formar um grupo de jovens da Pastoral da Juventude. Mas para que isso acontecesse, ele precisaria de formação e, com os encontros vocacionais aprenderia muito mais sobre Jesus Cristo, e como interpretar a Bíblia, dinâmicas de grupo entre outras coisas. Segundo Marcos, a vocação, como chamado de Deus, já estava acontecendo. Quatro anos depois o grupo de jovens amadureceu, e cada um foi fazer outras atividades na comunidade. Quando ele terminei o segundo grau, exigência para ser padre na Arquidiocese de Maringá, finalmente criou coragem e iniciou os encontros de candidatos a padre no seminário maior Nossa Senhora da Glória, em Maringá.
Depois de muito discernimento, junto à formação, ingressou no propedêutico no ano de 2001, aos 26 anos. Após o término da formação teológica, Marcos foi ordenado diácono por Dom Anuar Battisti, no dia 29 de dezembro de 2013, e com a missão de exercer seu ministério na Paróquia São Paulo Apóstolo, em Sarandi, juntamente com o Padre Décio Valdevino Marques.
Por sua vez, o diácono Vanilson dos Santos Rigon desde cedo foi inclinados à vocação religiosa. Sempre muito próximos ao Padre Darcy, que era pároco na Paróquia São Francisco de Assis, foi cultivando esse firme propósito. Foi então que decidiu iniciar um acompanhamento vocacional no Seminário Arquidiocesano de Maringá, onde ingressou no ano de 2006 no Seminário Propedêutico.
Vanilson concluiu o Propedêutico, cursou Filosofia, em Maringá, e Teologia, em Londrina. Realizou experiências maravilhosas em muitas comunidades paroquiais, onde pode ir confirmando sua vocação. A sua nota etapa será vivida na Paróquia São Sebastião, em Mandaguaçu.
A Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória fica localizada na Av. Tiradentes, número 500, na Praça da Catedral, em Maringá. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (44) 3227-1706. (FB)
Deixe seu comentário