“Formamos hoje a maior conferência de Bispos católicos no mundo”, diz Arcebispo de Maringá
Maringá – Paraná (Quarta-Feira, 07/05/2014, Gaudium Press) Dom Anuar Battisti, Arcebispo de Maringá, no Estado do Paraná, escreveu seu mais recente artigo diretamente da 52º Assembleia Nacional dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), que teve início no dia 30 de abril. Segundo o Prelado, essa é a terceira vez que os bispos de encontram no Santuário Nacional para a assembleia. Ele recorda que, nos últimos 20 anos, as assembleias ocorreram no Centro de Espiritualidade dos Jesuítas em Itaici, onde a estrutura servia perfeitamente para acolher todos os bispos e oferecer o espaço exigido para todas as atividades.
Dom Anuar explica que com o passar do tempo a Conferência foi se tornando cada vez mais numerosa e as exigências também foram tomando proporções que se tornou inviável a realização do encontro naquele lugar. Ele destaca que foi nesse momento que Dom Raimundo Damasceno, Cardeal Arcebispo de Aparecida, com os Padres Redentoristas e o Santuário de Nossa Senhora de Aparecida apresentaram um projeto que agradou a todos.
“Hoje nos encontramos muito bem acolhidos e com toda a infraestrutura, para a realização deste grande encontro. Formamos hoje a maior conferência de Bispos católicos no mundo. Somamos quase 500 Bispos entre os que estão na ativa e os que já completaram 75 anos. Todos nós ao completar 75 anos devemos renunciar ao governo da diocese e a partir desta idade nos tornaremos eméritos, ou seja, sem função nenhuma a não ser prestar serviços pastorais, sem autoridade de governo”, completa.
Ainda de acordo com o Arcebispo, constata-se que hoje muitos Bispos chegam com muita disposição para o trabalho, porém não existe nenhuma possibilidade de continuar governando, administrando a Diocese, a não ser durante aquele espaço de tempo, entre a renúncia e a chegada do novo bispo. Para ele, a missão episcopal está direcionada para o serviço livre e desinteressado a todos. Como dizia Dom Damasceno na abertura da assembleia: “Na Santíssima Eucaristia, nos revigoramos na fonte do amor, pois é o amor de Cristo que nos impele a evangelizar”.
Conforme o Prelado, Dom Damasceno também falou que o Papa Francisco, no 5º capítulo da Evangelii Gaudium, dedicado à espiritualidade dos evangelizadores, nos recorda que “a primeira motivação para evangelizar é o amor que recebemos de Jesus, aquela experiência de sermos salvos por Ele que nos impele a amá-lo cada vez mais. Com efeito, um amor que não sentisse a necessidade de falar da pessoa amada, de a apresentar, de a tornar conhecida, que amor seria? Como nos faz bem deixar que Ele volte a tocar a nossa vida e nos envie para comunicar a sua vida nova! Sucede então que, em última análise, o que nós vimos e ouvimos, isso anunciamos”.
No mesmo pronunciamento, Dom Anuar salienta que o Cardeal Damasceno ressaltou: “Este acontecimento anual, do qual participamos, é uma experiência intensa da colegialidade episcopal. Aqui se renova nossa experiência de que da comunicação de pareceres e experiências, e da troca de opiniões, como disse o Concílio no decreto Christus Dominus, resulta uma santa colaboração de esforços para o bem comum das Igrejas (CD, 37).
Por fim, o Arcebispo de Maringá destaca que na Exortação Apostólica Alegria do Evangelho o Papa Francisco afirmou: “Se ela [a paróquia] for capaz de se reformar e adaptar constantemente, continuará a ser a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas. Isto supõe que esteja realmente em contato com as famílias e com a vida do povo, e não se torne uma estrutura complicada, separada das pessoas, nem um grupo de eleitos que olham para si mesmos. Temos, porém, de reconhecer que o apelo à revisão e renovação das paróquias ainda não deu suficientemente fruto”.
Dom Anuar conclui dizendo que com o tema central, temas prioritários, e uma pauta com mais de 20 assuntos e sub-assuntos, e um dia de retiro espiritual, os trabalhos da assembleia se encerrarão no dia 9 de maio, com a Celebração Eucarística na Basílica Nacional. “Retornaremos refeitos e entusiasmados para a missão, com as bênçãos da Mãe Aparecida.” (FB)
Deixe seu comentário