Gaudium news > Filipinas inicia as celebrações pelos 450 anos da devoção ao Santo Menino de Cebú

Filipinas inicia as celebrações pelos 450 anos da devoção ao Santo Menino de Cebú

Filipinas (Quarta-feira, 30-04-2014, Gaudium Press) A imagem religiosa mais antiga das Filipinas, venerada por milhões de fiéis que participam de multitudinários atos de piedade anualmente, completou 449 anos desde quando foi encontrada. Trata-se da apreciada imagem do Santo Menino de Cebú, similar mas anterior a do Menino Jesus de Praga, que foi encontrada em 1565 após estar desaparecida há mais de quarenta anos. No dia 28 de abril, aniversário da descoberta, a celebração de uma Eucaristia Solene marcou o início de um ano de celebrações em honra ao Santo Menino que culminarão em 2015, ano do aniversário número 450.menino_jesus_cebu.jpg

“Este próximo ano é, na verdade, um ano de graça para nós como nação”, assegurou a CBCP News o Padre Harold Rentoria, da Ordem de Santo Agostinho, Comissionado Nacional para Cultura pelas Artes e diretor executivo das celebrações. “O redescobrimento da imagem (feito conhecido sob o nome de Kaplag no país) coincide com o começo da evangelização sistemática das Filipinas”, explicou.

A Missa que inicia a grande celebração será presidida pelo Presidente da Conferência dos Bispos Católicos das Filipinas (CBCP), Dom Sócrates Villegas, às 17h30. A cerimônia terá lugar na Basílica Menor do Santo Menino de Cebú, que está edificada no mesmo lugar onde os missionários agostinianos encontraram a imagem em 1565 em uma cabana chamuscada.

A história da devoção

A história das Filipinas está unida a do Santo Menino, e a chegada da Fé está estreitamente ligada à conformação de uma identidade nacional no arquipélago que compõem o país. A venerada imagem foi levada por Fernando Magalhães, célebre navegante português a serviço da Coroa da Espanha e seu Capelão, Padre Pedro de Valderrama.

A expedição, que atravessou o estreito que leva o nome do navegante no extremo sul da América, chegou a Filipinas em 1521 e obteve na ilha de Cebú a conversão do rei de Masaguá e o batismo massivo de sua corte real e muitos dos habitantes. A sagrada imagem do Santo Menino foi dada como obséquio à esposa do rei.

Sem embargo, a expedição fracassou apesar de seu bom início. A nomeação do rei Humabon como aliado da Espanha e portanto superior a outros governantes despertou inimizades e Magalhães morreu em um enfrentamento pobremente planejado estrategicamente de sua parte. Os espanhóis foram morrendo em ataques sucessivos, incluindo ao Padre Valderrama e diversas intrigas conseguiram colocar o rei contra os sobreviventes. Somente 18 homens puderam regressar à Espanha.

Em 1565, o primeiro grupo de missionários agostinianos chegou às Filipinas, com frades provenientes da Espanha e do México. Sob a guia do Padre Andrés Urdaneta, os religiosos encontraram a bela imagem do Santo Menino em uma tenda queimada e, nesse lugar, levantaram um templo onde começaram a promover a devoção ao Divino Infante. O chamado teve grande acolhida, e o povo filipino adotou um grande fervor pelo Menino Jesus que continua sendo muito forte na atualidade.

“O aniversário de 450 anos da descoberta da imagem do Menino Jesus é um fato histórico que não só deveria ser celebrado pelos agostinianos, mas por todos os filipinos”, manifestou o Padre Rentoria. O Kaplag é considerado uma celebração nacional, por sua significativa importância na história da Igreja nas Filipinas. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas