Bênção Urbi et Orbi: Papa pede a paz na Terra
Cidade do Vaticano (Domingo, 20-04-2014, Gaudium Press) Ao final da Missa celebrada na Praça de São Pedro na manhã deste domingo de Páscoa, o Papa Francisco fez uma súplica de paz por todos os povos da terra.
Por volta de 100 mil fiéis lotaram a Praça, que estava enfeitada por milhares de flores holandesas.
Iniciada com o anúncio da Ressurreição do Senhor (o rito do “Resurrexit”), a Celebração Papal deste ano incluiu também um antiquíssimo Cântico do patrimônio da liturgia pascal bizantina, que lembra as Santas mulheres que foram ao Sepulcro ungir o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo e receberam a boa nova de que ele havia ressuscitado.
Não houve concelebração nem homilia durante a Missa de Páscoa. Após a cerimônia o Papa concedeu a bênção Urbi et Orbi (à cidade de Roma e ao mundo). Logo depois da oração do Regina Coeli e do cântico do Aleluia, o Pontífice percorreu a Praça São Pedro em seu papamóvel.
No balcão central da Basílica Vaticana, ao lado dos Cardeais Jean-Louis Tauran e Beniamino Stella, o Papa Francisco fez sua mensagem de Páscoa, onde recordou que a Ressurreição de Cristo é o ápice do Evangelho. “Se Cristo não tivesse ressuscitado, o Cristianismo perderia o seu valor”, afirmou, ressaltando que em cada situação humana, marcada pela fragilidade, pelo pecado e pela morte, a Boa Nova não é apenas uma palavra, mas é um testemunho de amor gratuito e fiel: “é sair de si mesmo para ir ao encontro do outro, é permanecer junto de quem a vida feriu, é partilhar com quem não tem o necessário, é ficar ao lado de quem está doente, é idoso ou excluído”.
Dirigindo uma oração ao Senhor ressuscitado, o Papa suplicou que Ele nos ajude a vencer a chaga da fome, “agravada pelos conflitos e por um desperdício imenso de que muitas vezes somos cúmplices” e que nos torne capazes de proteger os indefesos, “sobretudo as crianças, as mulheres e os idosos, por vezes objeto de exploração e de abandono”.
“Pedimo-Vos, Senhor, por todos os povos da terra: Vós que vencestes a morte, dai-nos a vossa vida, dai-nos a vossa paz!”
Ao final de seu discurso, o Santo Padre concedeu a Indulgência Plenária aos fiéis presentes e aos que acompanhavam através dos meios de comunicação, e agradeceu a todos pela presença, pela oração e pelo testemunho. (EPC)
Com informações da Rádio Vaticano.





Deixe seu comentário