Santo Padre Francisco presidirá a Vigília Pascal na Basílica de São Pedro
Cidade do Vaticano (Sábado, 19-04-2014, Gaudium Press) Neste sábado de Aleluia o Santo Padre Francisco presidirá a Vigília Pascal, na Basílica de São Pedro às 20h20 (horário local) e 15h20 (no horário de Brasília).
A Igreja celebra nas últimas horas de Sábado Santo e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus.
Durante a celebração, que é mais longa do que o habitual, serão proclamadas mais passagens da Bíblia do que as três habitualmente lidas aos domingos. Seguindo a tradição, neste ano 10 catecúmenos de diversos países serão batizados durante a cerimônia.
A vigília é iniciada com o ritual do fogo novo e da luz que evoca a ressurreição de Jesus; o Círio Pascal é preparado: o presidente da celebração grava uma cruz nele; em seguida, traça no alto a letra grega Alfa, embaixo a letra Ômega e, entre os braços da Cruz, os quatro algarismos que designam o ano em curso. E insere cinco grãos de incenso, em memória das cinco chagas do Cristo.
Suprimido no tempo da Quaresma, o aleluia retorna em vários momentos da Missa como sinal de alegria.
Na Vigília Pascal do ano passado, a primeira do Papa Francisco, o Pontífice pediu aos fiéis para que não se fechem à novidade que Deus quer trazer à vida de cada um.
“Muitas vezes sucede que nos sentimos cansados, desiludidos, tristes, sentimos o peso dos nossos pecados, pensamos que não conseguimos? Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, não nos demos jamais por vencidos: não há situações que Deus não possa mudar; não há pecado que não possa perdoar, se nos abrirmos a Ele”, exortou o Santo Padre Francisco. (EPC)
Com informações da Rádio Vaticano





Deixe seu comentário