“Tornar-se ‘bons pastores’ à imagem de Jesus é algo muito grande e nós somos muito pequenos”
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 14-04-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco recebeu a comunidade do Pontifício Colégio Leonino de Anagni, na manhã desta segunda-feira, 14, no Vaticano.
No encontro, o Santo Padre, além de recordar a missão de todo Seminário, que é propor aos candidatos ao sacerdócio uma experiência capaz de transformar seus projetos vocacionais em fecunda realidade apostólica, afirmou que os seminaristas não estão se preparando para uma profissão, para serem funcionários de uma empresa ou de um organismo burocrático.
“Vocês são corajosos”, disse o Papa aos religiosos, referindo-se a peregrinação que eles fizeram para chegar ao local.
“Esta peregrinação é um símbolo muito belo de seu caminho de formação, a ser percorrido com entusiasmo e perseverança, no amor de Cristo e na comunhão fraterna”, completou.
Logo depois, o Santo Padre direcionou uma mensagem aos seminaristas, aconselhando-os a serem “pastores à imagem de Jesus Bom Pastor”.
“Tornar-se ‘bons pastores’ à imagem de Jesus é algo muito grande e nós somos muito pequenos. É obra do Espírito Santo, com a nossa colaboração. Trata-se de oferecer humildemente a si mesmos, como barro a plasmar, para que o artesão, que é Deus, trabalhe com água e fogo, com a Palavra e o Espírito.”
Ao refletir as palavras do Apóstolo São Paulo, na Carta aos Gálatas, “Não sou quem vivo, mas é Cristo que vive em mim” (Gal 2, 20), o Pontífice comentou que “somente assim se pode ser diáconos e presbíteros na Igreja e se pode pascentar o povo de Deus e guiá-lo, não sobre nossos caminhos, mas no caminho de Jesus, ou melhor, no Caminho que é Jesus, experimentando a misericórdia de Deus no sacramento da Reconciliação.
No final de seu discurso aos membros do Pontifício Colégio Leonino de Anagni, o Papa assinalou:
“Na sequela ministerial de Jesus Cristo, não há lugar para a mediocridade, que conduz sempre a usar o santo povo de Deus em benefício próprio. Ai dos Pastores que apascentam a si mesmos e não o rebanho! – exclamavam os Profetas (cfr Ez 34,1-6)”, concluiu. (LMI)





Deixe seu comentário