Gaudium news > Cardeal de São Paulo envia carta aos bispos e sacerdotes da Arquidiocese

Cardeal de São Paulo envia carta aos bispos e sacerdotes da Arquidiocese

São Paulo (Quinta-feira, 10-04-2014, Gaudium Press) Em carta direcionada aos padres e bispos auxiliares responsáveis pelas paróquias e comunidades eclesiásticas de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer enviou uma carta recordando, entre os demais assuntos, a Campanha da Fraternidade e os Lugares Santos.

“A Páscoa aproxima-se e tenho a consciência de que os Padres, nestes dias, estão profundamente empenhados em atender o povo de Deus, sobretudo no atendimento das confissões. É uma canseira que compensa! Deus os abençoe e lhes dê profunda alegria pela vida doada pelo povo”, escreveu Dom Odilo, logo no início da mensagem.dom_odilo_pedro_scherer.jpg

O Arcebispo de São Paulo explicou que a Coleta da Campanha da Fraternidade será realizada neste próximo final de semana, em todas as celebrações das comunidades, sendo que, todo o resultado deverá ser repassado à Mitra Arquidiocesana, por meio das Cúrias Regionais.

Dom Odilo destacou esta atitude como um “gesto concreto de solidariedade”, para que seja feito de maneira consciente e generosa, como fruto da penitência quaresmal e sinal de conversão e fraternidade.

Em relação a Coleta para os Lugares Santos, que será feita na Sexta-Feira Santa, será “destinada a apoiar os cristãos e a presença e ação da Igreja nos ‘lugares santos’, que equivalem aos lugares bíblicos”, entre eles, Israel, Palestina, Líbano, Síria, Iraque, Irâ, Chipre, Egito, Etiópia e Turquia.

O Cardeal afirmou que, nesses países, “a presença dos cristãos está cada vez mais difícil e reduzida e depende muito do nosso apoio”.

A Missa do Crisma e da renovação das promessas sacerdotais também foi lembrada pelo purpurado. O evento será celebrado na Catedral da Sé, na Quinta-Feira Santa, às 9h, com o clero de toda a Arquidiocese.

Sobre o Domingo de Ramos, Dom Odilo recordou que a bênção dos ramos “é inseparável da procissão com os ramos, antes da Missa” e recomenda “que sejam lidas também as demais anotações e recomendações do Diretório para a Semana Santa, o Tríduo Pascal, a Vigília Pascal e o Tempo Pascal”.

O Cardeal não deixou de comentar sobre a 113°. Romaria Arquidiocesana a Aparecida, que acontecerá no dia 4 de maio, e pediu para que os sacerdotes “incentivem o povo a participar desse momento bonito de devoção à Senhora Aparecida, que é nossa Mãe e Educadora na Fé e nos caminhos da vida cristã”.

Após os avisos arquidiocesanos, Dom Odilo aproveitou a oportunidade para ressaltar sua alegria pela Canonização de São José de Anchieta e a Beatificação de Madre Assunta Marchetti, que ocorrerá no próximo dia 25 de outubro, em São Paulo.

“Eles serviram a Deus e ao seu povo nesta cidade, assim como Santo Antônio de Santana Galvão, Santa Paulina e o beato Padre Mariano de ela Mata. Estamos em boa companhia! Somos continuadores do trabalho deles em São Paulo!”

Além disso, o Arcebispo acrescentou, em vista da celebração do Domingo de Ramos, que “a Páscoa não é um dia, mas o grande evento celebrado durante esses dias santos!”

“Portanto, desde já, desejo-lhes feliz e santa celebração da Páscoa de nosso Senhor! Aproveito a ocasião para saudá-los e para lhes desejar todo o bem!” (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas