Gaudium news > Pastoral do Turismo do Paraná reúne reitores de santuários

Pastoral do Turismo do Paraná reúne reitores de santuários

Curitiba – Paraná (Quarta-Feira, 09/04/2014, Gaudium Press) A Casa de Retiros Sagrado Coração de Jesus, em Curitiba, no Paraná, reuniu nos dias 7 e 8 de abril reitores e representantes de 22 dos 72 santuários existentes no Estado. A atividade é realizada semestralmente, com o objetivo de fortalecer a articulação e caminhada conjuntas dos santuários.

Segundo o referencial da Pastoral do Turismo e bispo de Umuarama, Dom João Mamede Filho, o encontro teve como meta fazer com que os participantes compreendam o potencial evangelizador do turismo e o potencial turístico dos santuários da região.

De acordo com um partilha feita pelos reitores no decorrer do evento, o número de romeiros que buscam os santuários tem crescido muito nos últimos anos. Para o coordenador regional da Pastoral do Turismo, Paulo Henrique, na maioria das vezes os fiéis visitam os santuários fragilizadas e bastante abertas às graças de Deusl.

Ainda durante as atividades do encontro ficou evidente que, no Paraná, existem santuários antigos e outros a recém criados, grandes e pequenos, mas todos estão se articulando para melhor acolher os peregrinos. Outra questão abordada pelos reitores diz respeito às práticas cotidianas dos santuários, em que é necessário focalizar a centralidade litúrgica e evangelizadora e não a devoção local.

Por fim, a doutora em Turismo, Marlene Novaes, foi escolhida para realizar um diagnóstico profissional nos santuários paranaenses, destacando as suas potencialidades e deficiências, em vista da criação de roteiros para interligá-los.

Dentre todos os santuários do Paraná, destaca-se o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, a padroeira do Estado, que hoje figura como o terceiro maior em número de romeiros do Brasil. O templo fica localizado na cidade de Paranaguá.

Santuário Nossa Senhora do Rocio

A devoção a Nossa Senhora do Rocio teve início no séc. XVII, após a elevação da Vila de Paranaguá, em 1648. A imagem da Mãe do Rocio foi encontrada nas redes do pescador Berê, na baía de Paranaguá. Em 1686, o povo de Paranaguá, às margens de sua baia, foi assolado por uma grande peste. Essa gente recorreu aos favores de Maria, Mãe de Jesus, invocada sob o título do Rocio, para que os livrasse da terrível doença.

Devido aos muitos milagres e graças alcançadas por sua intercessão, a devoção se espalhou entre o povo, que de diversos lugares faziam romarias ao Santuário, que foi instalado em 1920. Sendo assim, em 1977, o Papa Paulo VI, declarou Nossa Senhora do Rocio como a Padroeira do estado do Paraná. Em 1999, o santuário foi considerado Polo Turístico Religioso e é considerado como o terceiro maior em número de romeiros do país.

Desde aquela época, Nossa Senhora do Rocio vem sendo o socorro das aflições do povo do Paraná. Rocio quer dizer orvalho da manhã. É o sereno silencioso da madrugada que encharca com sua brisa a tudo e a todos. Jesus é o Rocio, mediador de todas as bênçãos, pelas mãos intercessoras de Nossa Senhora do Rocio. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas