Porto Alegre recebe Encontro da Pastoral da Criança do RS
Porto Alegre – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 09/04/2014, Gaudium Press) Nos últimos dias 4, 5 e 6 de abril aconteceu, no Convento dos Capuchinhos, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, o encontro dos coordenadores de Setor, Núcleo e Multiplicadores da Pastoral da Criança do Estado. O evento foi comandado pela nova coordenadora da Pastoral da Criança do Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Marli Ludwig, que lembrou da mentora da pastoral, dra. Zilda Arns, e reforçou que ser Pastoral da Criança é ser discípula missionária de Jesus Cristo.
O padre Paulo Rodrigues dos santos, de Palmeira das Missões, pertencente à diocese de Frederico Westphalen, presidiu a santa missa que abriu o encontro. Logo depois, ela falou sobre o tema “Missão e Motivação”, questionando aos participantes como estava o entusiasmo deles pela missão da Pastoral da Criança. Segundo o sacerdote, a motivação é a capacidade de acionar dentro de nós uma força luminosa, que nos coloca em ação. Para ele, essa missão iluminadora deve estar fundamentada na mística cristã que une fé e vida.
De acordo com a assessoria de imprensa da Pastoral da Criança do RS, os multiplicadores levaram para o evento as ações Guia do Líder, Alimentação e Hortas caseiras; Brinquedos e brincadeiras; Comunicador popular; e Políticas Públicas. Além disso, os agentes participaram da Oficina com o Sistema de Informações da Pastoral da Criança, que serviu para responder às dúvidas sobre o instrumento de gestão.
Houve também uma reunião com os Núcleos Norte, Centro-oeste, Leste, Sul e Arquidiocese de Porto Alegre para fazer o Plano de Ação de casa setor, que visa aumentar a abrangência de crianças acompanhadas e planejar as atividades que serão realizadas durante este ano.
Por fim, os coordenadores avaliaram que é preciso aumentar o número de voluntários para acompanhar mais crianças e gestantes. E para isso querem convidar mais pessoas para se tornarem líderes da Pastoral da Criança, pois quanto mais líderes mais comunidades contarão com as ações da pastoral.
30 anos de atuação da Pastoral no Rio Grande do Sul
Neste ano, a Pastoral da Criança do Regional Sul 3 da CNBB, que abrange o Rio Grande do Sul, completa 30 anos de serviços prestados e ações voltadas para o cuidado da gestante, do bebê e da criança por todo o Estado.
Para celebrar as três décadas de atividade foi criado o logotipo “30 anos: Caminhando com Jesus a serviço da vida”, que será veiculado no perfil da PC-RS no Facebook e demais meios de comunicação. Atualmente, a Pastoral da Criança está presente em todos os Estados do Brasil e em outros 21 países da África, Ásia, América Latina e Caribe. (FB)





Deixe seu comentário