Rua em Nova York receberá o nome do Papa João Paulo II
Nova York – Estados Unidos (Segunda-feira, 07-04-2014, Gaudium Press) Um trajeto da rua 56 na seção Maspeth de Queens, em Nova York, receberá o nome do “Papa João Paulo II”, por ocasião da canonização do Pontífice no dia 27 de abril. A proposta foi apoiada pela divisão de Nova York do Polish American Congress – organização que representa cerca de 10 milhões de pessoas de ascendência polonesa – e a Sociedade Histórica Judaica do Queens. “É uma grande honra para nós os poloneses”, afirmou o Padre Witold Mroziewski ao informativo Nowy Dziennik.
A rua que levará o nome do próximo Santo passa em frente à Paróquia da Santa Cruz, da qual o Padre Mroziewski é o pároco e onde se conservam devoções da colônia polonesa que vive no setor. De fato, o lugar foi visitado pelo então Cardeal Karol Wojtyla na década de 1960, quando o prelado assistiu a um Congresso Eucarístico antes de ser eleito Papa. No pátio do templo foi instalada uma estátua de bronze que comemora ao Pontífice.
O projeto de nomear a rua em honra ao Beato João Paulo II também foi acompanhado pelo pároco anterior da Santa Cruz, e tomou a forma de uma proposta diante do Conselho da Cidade de Nova York pelo representante dos bairros do setor, Conselheiro Elizabeth Crowley. O Conselho do Distrito local #5 também expressou seu apoio à iniciativa e o decreto que valida o novo nome da rua foi finalmente assinado nos últimos dias do mandato do prefeito Michael Bloomberg.
O Beato João Paulo II é uma figura de grande importância para os Estados Unidos, país que visitou em oito oportunidades, sete delas durante o seu pontificado. De fato, a primeira visita como Papa à essa nação foi feita apenas no ano seguinte de sua eleição, evento que é recordado com carinho pelos fiéis católicos de ascendência polonesa. Um deles afirmou ao Independent Catholic News que viveu nessa data um sinal da presença de Deus através do Pontífice: “Quando o Papa chegou ao Estádio Shea, estava chovendo copiosamente”, relatou. “Quando o Papa começou a falar, a chuva parou e o sol apareceu”. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário