Gaudium news > Argentinos recordam a primeira missa celebrada no país

Argentinos recordam a primeira missa celebrada no país

Buenos Aires – Argentina (Segunda-feira, 07-04-2014, Gaudium Press) Habitantes do Porto argentino de San Julián, recordaram no último dia 1º de abril a primeira missa que, nessa data mas no ano de 1520, foi celebrada em solo pátrio, quando Fernando de Magalhães desembarcou para assistir a liturgia dos Padres Pedro de Balderrama e Pedro Sánchez Reina.

Na comemoração, esteve presente uma imagem de Santa Bárbara abençoada pelo Papa Francisco que peregrinará pela indústria de mineração do país. A missa foi celebrada pelo Padre Daniel Mosqueda, e participaram dela o intendente do Porto, vereadores, trabalhadores da indústria mineira, professores das escolas e da universidade local, e demais fiéis.

Um pouco de história

Conta a história, que os sacerdotes Balderrama e Sánchez de Reina faziam parte da tripulação do navio Nossa Senhora da Vitória, a primeira embarcação a dar a volta ao mundo. Desceram no que depois se tornaria o Porto San Julián, estes padres desenvolveram seu ministério, também catequizando os índios da Patagônia.

No dia 3 de maio de 1520, festa da Santa Cruz, foi abençoada a fundação do Porto de Santa Cruz, com uma missa e bênção solene.

A Patagônia é, portanto -enfatiza o historiador salesiano Aníbal A. Röttjer SDB-, a região do país onde pela primeira vez o Evangelho foi pregado, onde os primeiros cristãos foram batizados, e onde se celebrou pela primeira vez a Santa Missa. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas