Gaudium news > Os cristãos anestesiados são uma experiência negativa para a Igreja, afirma Papa

Os cristãos anestesiados são uma experiência negativa para a Igreja, afirma Papa

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 01-04-2014, Gaudium Press) Durante a Missa na Capela da Casa Santa Marta nesta terça-feira, dia 1º de abril, o Papa Francisco comentou, em sua homilia, o trecho que narra o encontro entre Jesus e o paralítico, o qual, esperava por sua cura.

papa_francisco.jpg

O Pontífice afirmou aos fiéis que existem muitos cristãos católicos sem entusiasmo ou amargurados com a vida e ponderou que esta atitude é causada pela preguiça que os anestesia. “Esta atitude que é paralisante do zelo apostólico, que faz dos cristãos pessoas estagnadas, tranquilas, mas não no bom sentido da palavra: que não se preocupam em sair para anunciar o Evangelho! Pessoas anestesiadas”, disse.

De acordo com o Papa, a anestesia, “é uma experiência negativa”, devido fato de “a preguiça é uma tristeza”, sendo esta uma doença mais recorrente na vida dos cristãos.

“Vamos à Missa aos domingos, mas sem incomodar. Esses cristãos sem zelo apostólico não servem, não fazem bem à Igreja. E quantos cristãos são assim, egoístas por si mesmos. Este é o pecado da preguiça, contra a vontade de doar a novidade de Jesus aos outros, aquela novidade que me foi dada gratuitamente”, assinalou o Papa.

Além disso, continuou, no trecho do Evangelho narrado, encontramos ainda outro pecado, no momento em que Jesus é criticado por curar o doente: o pecado do formalismo. “Estes cristãos não deixam lugar à graça de Deus. Sua vida cristã é ter os documentos e certidões em ordem.”
“Os que pecaram de preguiça não são capazes de ir adiante com zelo apostólico porque decidiram parar em si mesmos, em suas tristezas e ressentimentos. Estes não conseguem chegar à salvação porque fecham as portas a ela!”, explicou.

O Papa ainda alertou os presentes na Casa Santa Marta que a “preguiça e hipocrisia são tentações que devemos conhecer para nos defender”. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas