Gaudium news > Participantes do Capítulo Geral dos salesianos são recebidos pelo Papa

Participantes do Capítulo Geral dos salesianos são recebidos pelo Papa

Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 31-03-2014, Gaudium Press) Na Sala Clementina, no Vaticano, o Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 31, mais de 250 participantes do Capítulo Geral da Sociedade Salesiana de São João Bosco.

Logo no início de seu discurso para com os salesianos, o Santo Padre citou o lema de São João Bosco: “Dai-me almas e ficai com o resto”. Logo depois, lembrou que o fundador sempre reforçou este programa com dois elementos: trabalho e temperança. O primeiro, para chegar a Deus, e o segundo, para nos contentarmos e sermos simples.sao_joao_bosco.jpg

“A pobreza de Dom Bosco e de Mãe Margarida inspire todos os salesianos e suas comunidades a uma vida essencial e austera, de proximidade aos pobres, transparência e responsabilidade na gestão dos bens”, disse.

Segundo o Pontífice, dentro da evangelização dos jovens, unida à educação, “é fundamental aplicar o ‘sistema preventivo’ de Dom Bosco e experimentar novas linguagens, sabendo que a do coração é a mais direta para se aproximar e ser amigos dos jovens”.

A dimensão vocacional também foi ressaltada pelo Papa, em particular, pelo Ano dedicado à Vida Consagrada, em 2015. Para ele, o zelo vocacional requer atenções como a oração, atividades e percursos pessoais, coragem para propor, acompanhar e envolver as famílias.

Além disso, o Santo Padre mencionou o papel de trabalhar em comunidade, com “acolhimento, respeito, ajuda recíproca, compreensão, cortesia, perdão e alegria”.

O Papa destacou ainda que o espírito de família deixado por São João Bosco ajuda neste sentido, pois favorece a perseverança e cria atrativos para a vida consagrada.

No final do encontro, o Pontífice fez votos para que o bicentenário de nascimento do fundador dos Salesianos seja um momento propício para repropor seu carisma.

Recentemente, os salesianos elegeram como reitor-mor, Angel Fernàndez Artime, bem como seu novo Conselho Geral, que tem como propósito orientar, acompanhar e apoiar a Congregação em seu caminho missionário nos próximos anos. (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas