Gaudium news > Cresce o número de católicos na Índia

Cresce o número de católicos na Índia

Assam – Índia (Segunda-feira, 24-03-2014, Gaudium Press) Na parte nordeste da Índia se encontra o Estado de Assam, conhecido dentro do contexto missionário como “O milagre de Nossa Senhora” da Índia, um título que não ganhou gratuitamente, já que no estado do país asiático os católicos cresceram de 5 mil para 1 milhão e 200 mil crentes, que estão distribuídos em 15 Dioceses.

catolicos_na_india.jpg

Os dados, de grande significado para uma Igreja onde os católicos são uma minoria -em um país com 1.200 milhões de habitantes são menos de 2% os católicos-, o que representa um grande impacto das instituições missionárias, especialmente para as salesianas que desde 1922 participam nas Missões em Assam. Isto é o que afirmou o Padre George Maliekal, Superior da Inspetoria Sliuchar (Índia), durante o seu discurso no contexto do Capítulo Geral dos Salesianos que ocorre em Roma desde o dia 3 de março, e que será concluído em abril.

O sacerdote, que destacou o importante trabalho missionário que durante anos desenvolveram os salesianos na Índia, especialmente no estado de Assam, disse que o impacto das instituições inspiradas por Dom Bosco vai além de toda imaginação e da presença em paróquias, escolas, oratórios e centros juvenis.

Entre eles destaca-se o projeto a favor dos imigrantes e refugiados que vem funcionando na província de Nova Deli, em colaboração com o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Assim como a colaboração da comunidade salesiana em projetos do governo central em vários estados, tais como é o caso da iniciativa “Dom Bosco Tech India” para a formação dos jovens a nível profissional, e do projeto “YaR”, para jovens em risco.

Da mesma forma, muitas das escolas salesianas estão localizadas em áreas rurais, onde têm se desenvolvido fazendas modelo para a aprendizagem agrícola. Ele também destaca o compromisso por idiomas locais com o impulso de projetos editoriais.

A Missão Salesiana de Assam começou no dia 24 de maio de 1922, com a Primeira Procissão Mariana motivada por Dom Luis Mathias, Salesiano de Dom Bosco, que consagrou as terras da Índia à Nossa Senhora. Naquela ocasião, como comentou o Padre Maliekal em seu discurso em Roma, o missionário salesiano orou assim: “Nós consagramos a ti esta terra, suas montanhas, seus rios, seus povos e todas os habitantes”.

Um impulso missionário que continua com grandes desafios: “Dom Bosco teve um impacto profundo e eficaz na Índia. Há ainda muitos desafios, mas as oportunidades são ainda mais numerosas”, comentou o Padre Maliekal. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas