Gaudium news > Franciscanos arrecadam fundos para restaurar cela de São Francisco em Roma

Franciscanos arrecadam fundos para restaurar cela de São Francisco em Roma

Roma – Itália (Sexta-feira, 21-03-2014, Gaudium Press) A comunidade dos Frades Franciscanos em Roma, lançou no dia 13 de março uma iniciativa pioneira para arrecadar fundos com o objetivo de restaurar uma cela que São Francisco teria usado durante a sua visita à Santa Sé em 1209: ao invés de pedir financiamento estatal, buscam através da internet, obter os fundos que milhares de pessoas que, a partir de um dólar por diante, podem contribuir aos para alcançar os 125 mil dólares necessários para o projeto. O surpreendente é que eles decidiram usar uma das plataformas de micro patrocínio (crowdfunding) mais importantes do mundo: Kickstarter.sao_francisco.jpg

“Como os monges no passado pediam um pouco de pão, hoje nós vamos pedir um dólar, um euro, para que possamos fazer com que este lugar se torne como no tempo de São Francisco”, explicou Frei Stefano Tamburo, guardião do Santuário onde se encontra a cela histórica. Na verdade, o projeto poderia ser feito com financiamento estatal, mas os religiosos optaram por acudir à Providência de Deus e não usar o dinheiro público que pode ser gasto em atividades de assistência social em benefício dos mais necessitados.

Kickstarter, a plataforma escolhida, funciona simplesmente como uma nova forma de comunicar a ideia de milhares de pessoas ao redor do mundo e dispôr de uma forma de pagamento de fácil acesso. No entanto, a dinâmica da plataforma impõe um desafio considerável: a soma proposta deve ser obtida em um tempo limitado ou dinheiro não será debitado do colaborador. Desta maneira se garante a inversão das pessoas em projetos viáveis e se inspira uma maior confiança ao não ter nenhum risco para o contribuinte. Várias categorias de colaboradores oferecem certos benefícios como lembretes, certificados, entre outros.

No caso dos franciscanos, em Roma, a meta é atingir o valor de 125 mil dólares antes do dia 11 abril de 2014, o que é possível se muitas pessoas disseminarem a informação e colaborarem de forma massiva. Nos primeiros cinco dias da campanha se chegou a arrecadar cerca de oito mil dólares, o que oferece uma perspectiva desafiadora mas possível. O projeto dos religiosos é, uma vez obtido o financiamento, inaugurar a cela restaurada na festa de São Francisco de Assis, 4 de outubro.

Se os frades obtiverem o valor estipulado, “isto nos permitirá restaurar toda a cela: as paredes, o teto e o piso de madeira, os afrescos e a decoração, assim como o retrato de São Francisco (que data do século XIII), o travesseiro de pedra no qual São Francisco inclinou a cabeça para descansar”, diz o projeto Kickstarter. A cela também será equipada com um novo sistema elétrico, projetores e um novo sistema de ventilação. Além disso, se criará uma visita virtual de forma que os peregrinos possam visitar de certo modo o lugar, enquanto o trabalho é realizado. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas