Gaudium news > Grupo de jovens dos EUA prepara-se para percorrer o Caminho de Santiago

Grupo de jovens dos EUA prepara-se para percorrer o Caminho de Santiago

Phoenix – Estados Unidos (Sexta-feira, 21-03-2014, Gaudium Press) O Caminho de Santiago, na Espanha, é uma das maiores peregrinações da tradição cristã. Recordando o caminho do Apóstolo São Tiago ao interior da Espanha, mais de cem mil peregrinos percorrem a pé diferentes caminhos até Santiago de Compostela a cada ano. Para participar dessa experiência frequentemente inesquecível, um grupo de jovens da Diocese de Phoenix (Estados Unidos), está se preparando para empreender o Caminho, que realizado de forma completa significa cobrir mais de 800 quilômetros a pé.

caminho_de_santiago.jpg

Os peregrinos se dividirão entre homens e mulheres, e os primeiros, sob a orientação do Padre Sergio M. Fita, pároco de St. Anne em Phoenix, nascido na Espanha, realizarão o percurso completo a partir da cidade fronteiriça de Hendaya (França). Com o objetivo de caminhar 804 quilômetros, começarão a caminhar no dia 20 de junho. Espera-se que cheguem a Santiago de Compostela no dia 25 de julho para celebrar a festa litúrgica do Apóstolo. O segundo grupo está composto por 27 jovens mulheres e partirá no dia 1º de julho. Elas caminharão mais de 300 km e contarão com a assistência pastoral do Padre Antonio Martínez Racionero.

Uma aventura espiritual

No caminho, os jovens poderão viver uma experiência espiritual integral, que inclui a celebração diária da Eucaristia e a oportunidade de acudir ao Sacramento da Confissão. “Os peregrinos encontram-se a si mesmos em um nível que nunca estiveram antes”, expressou o Padre Fita, que liderou uma caminhada local de 30 quilômetros para motivar os jovens à experiência. “A peregrinação pode ajudar muitas pessoas a discernir a vontade de Deus para suas vidas.”

Esta é uma motivação que foi promovida entre os participantes, que estão conscientes do caráter religioso da viagem. “Minha maior motivação é ajudar os demais peregrinos que vão comigo a terem um encontro com Jesus Cristo e se tornarem católicos mais comprometidos”, disse Kristal Gonzalez, uma das peregrinas que também se encontra em processo de discernimento de sua vocação à vida religiosa. “Através das relações que construímos, podemos verdadeiramente viver a nossa Fé.”

“O fim último é o auto-descobrimento e uma relação mais forte com Deus”, comentou por sua parte Pedro Gutiérrez, jovem de 26 anos que participará da iniciativa. “Creio que estou tentando escutar a voz de Deus mais do que qualquer coisa e encontrar o que Ele quer para mim nesta vida. Será um momento crucial em minha vida.”

Este discernimento não significa que a peregrinação seja apenas uma maneira de atrair vocações, mas sim uma oportunidade para um encontro pessoal com Deus. “Que seja o que Deus quiser”, explicou o Padre Fita sobre a possibilidade de encontrar vocações. “A maioria deles são jovens entre 18 e 30 anos, e alguns deles estão em um período de suas vidas em que se perguntam ‘O que Deus quer de mim?’. O Caminho de Santiago é uma maneira de saber ou descobrir vontade de Deus.”

O Caminho de Santiago também tem para os jovens um atrativo especial pela exigência física que representa. De fato, é realizado também por não-crentes interessados na cultura ou nas paisagens e nas circunstâncias particulares da viagem. O Padre Fita explicou que muitos não-crentes podem encontrar oportunidades ao longo do caminho para conhecer à Deus, enquanto o desafio físico pode ser vivido como uma penitência cristã. “Como católicos, estamos recuperando esta orientação do caminho”, comentou. “Não nos conformamos em ver o Caminho de Santiago como uma maneira de perder 10 quilos. É uma forma de fugir de tudo e estar com Deus.” (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas