Gaudium news > Igreja no Panamá inicia campanha de Quaresma contra a fome

Igreja no Panamá inicia campanha de Quaresma contra a fome

Cidade do Panamá – Panamá (Sexta-feira, 14-03-2014, Gaudium Press) “Uma só família humana, alimento para todos” é o lema da campanha para a Quaresma apresentada pela Conferência Episcopal Panamenha (CEP) em 9 de março, primeiro domingo da Quaresma, quando o país centro-americano celebrou a Romaria a Jesus Nazareno de Atayala, na Diocese de Santiago. A iniciativa é a forma como a Igreja panamenha se une à campanha contra a fome que está sendo promovida pela Caritas Internacional, cujo principal objetivo é acabar com este mal até 2025.

campanha_de_quaresma_contra_a_fome.jpg

“O jejum que agrada a Deus não consiste em que às sextas-feiras sintamos um vazio no estômago, mas que sintamos na própria carne a fome do que jejua durante todos os dias de forma obrigatória e não ritual”, disse Dom José Domingo Ulloa Mendieta, Arcebispo do Panamá e Presidente da CEP, fazendo eco às palavras do Papa Francisco durante o lançamento desta campanha.

Na ocasião, o prelado também recordou que o tempo da Quaresma é uma ocasião propícia para crescer na caridade cristã, que se manifesta através da solidariedade com os mais necessitados, especialmente àqueles que passam fome.

Sobre a iniciativa da Caritas Internacional, que acolhe de modo especial a Igreja panamenha, Dom Ulloa Mendieta enfatizou que o objetivo é acabar com a pobreza até 2015. “Isto não é uma utopia; em primeiro lugar, porque há alimento para dar-lhes de comer, e segundo, porque somos capazes de reduzir nosso consumo para nos fazermos solidários aos que passam fome. Todos somos chamados e temos capacidade de contribuir para alcançar esse objetivo”, continuou o Arcebispo panamenho.

As bandeiras da campanha contra a fome no Panamá foram assumidas pela Pastoral Social-Caritas Panamá, que está realizando ações de sensibilização para que os fiéis se unam com ações concretas que facilitem a alimentação dos mais necessitados no país.

Entre estas iniciativas foi apresentada a canção “Levanto a minha voz por quem não têm pão”, de autoria de Mariaestelí Rios, cantora católica panamenha, e interpretação de vários cantores católicos panamenhos.

A campanha de sensibilização está sendo promovida através das redes sociais com a hashtag #AlimentoParaTodos. Ali se incentiva a ação para erradicar a fome no país. (GPE/EPC)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas