Continua a peregrinação da relíquia de João Paulo II pela capital mexicana
Cidade do México – México (Sexta-feira, 14-03-2014, Gaudium Press) Após peregrinar pelo III Vicariato Episcopal “São Felipe de Jesus”, e o II Vicariato “Cristo Rei” da Arquidiocese do México, a relíquia do Beato João Paulo II permanece esta semana no IV Vicariato Episcopal “São Miguel Arcanjo”. A peregrinação, que teve início no último dia 9 de fevereiro e se estenderá até o dia 27 de abril, transcorre na capital mexicana como preparação para a próxima canonização do Beato Papa, que em reiteradas ocasiões se autodenominou “mexicano” pelo carinho que tinha com o país latino-americano.
A urna com a relíquia do próximo santo -que consiste em uma ampola com sangue exposto em uma cruz, a maneira de peitoral, e que repousa em uma escultura do pontífice polonês- foi recebida pelo IV Vicariato da Arquidiocese do México, no último domingo, 09 de março, no templo ‘Regina Coeli’, localizado no Centro Histórico da capital mexicana, onde permanecerá por uma semana antes de continuar seu caminho até o V Vicariato “São Pedro”.
Dom Antonio Ortega Franco, Bispo Auxilar do IV Vicariato, recebeu a urna das mãos de Dom Carlos Briseño Arch do II Vicariato, para em seguida transladá-lo para o templo do centro histórico da capital, onde participou de uma missa com a presença de centenas de fiéis que veneraram a relíquia do Santo Padre. A urna do Papa João Paulo II também será acompanhada por uma imagem do Beato Papa João XXIII, que também será canonizado no próximo dia 27 de abril.
Já durante a homilia da Celebração Eucarística o prelado convidou os fiéis a viverem a alegria do Evangelho, tal como os pontífices.
Em uma entrevista ao veículo de comunicação da Arquidiocese “A partir da Fé”, Dom Ortega Franco também expressou sua alegria pelo acontecimento e destacou que ambos pontífices em breve serão elevados às honras dos altares. Ele também enfatizou este evento, que tanto tem sido impulsionado pelo Arcebispo e Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera. “Realmente nos sentimos unidos em torno da personalidade desses dois Papas”, comentou o prelado.
A abertura desta itinerário pela Arquidiocese do México começou no dia 9 de fevereiro, com uma solene missa na Catedral Metropolitana, ocasião na qual ocorreu a abertura da Porta Santa. Após sua passagem pelo IV Vicariato Episcopal, a peregrinação continuará no dia 16 de março pelo V Vicariato Episcopal “São Pedro Apóstolo”.
Várias são as atividades que ocorrerão. Entre elas haverá ciclos de filmes, exposições, concertos, mesas redondas, destacando-se uma vigília que acontecerá no dia 25 de abril, na Catedral Metropolitana do México, às vésperas da canonização. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário