Gaudium news > Em Manila, organização católica oferece espaços para formação intelectual e espiritual

Em Manila, organização católica oferece espaços para formação intelectual e espiritual

Manila – Filipinas (Quinta-feira, 13-03-2014, Gaudium Press) – As Bahay Kurunungan caminham a todo vapor, estão se multiplicando e os frutos de sua ação já podem ser vistos…

Mas, o que é uma Bahay Kurunungam?

Na língua local filipina quer dizer “Casas de Conhecimento”. Elas foram criadas e desenvolvidas por um grupo de leigos católicos filipinos que se agrupam em torna da “Education Foundation” (Efi).

Sua proposta é de promover melhorias na instrução através da criação de uma série de bibliotecas públicas nas áreas mais carentes de Manila e de todo o País.

Naomi A. David, presidente da Fundação, afirma que o objetivo da iniciativa é ajudar e motivar a aprendizagem, principalmente nas periferias de bairros mais pobres e carentes das cidades.

Como as bibliotecas tradicionais, as Bahay Kurunungan dispõem de livros que vão da esfera religiosa até revistas, jornais e outros veículos de comunicação.

Nelas pode-se encontrar também computadores que podem ser utilizados na aprendizagem do manuseio de material digital e na utilização do que as redes sociais podem oferecer.

“O elemento que diferencia as “Casas do conhecimento” católicas e os lugares tradicionais de leitura é a “finalidade formativa” que é a base da fundação. Elas são administradas por leigos com o mesmo cuidado com o qual religiosos cuidariam de antigos manuscritos.

Um outro elemento é peculiar nas Bahay Kurunungan: o horário. Elas estão abertas das 11 horas da manhã até as primeiras horas da noite para possibilitar aos estudantes e trabalhadores participarem delas.

Elas estão a disposição deles para fazer suas tarefas com toda a tranquilidade, aproveitando as demais estruturas e material disponível.

Ali são oferecidos filmes, clipps e séries de TV que promovem os valores e virtudes cristãs, discussões e formação sobre os principais temas que interessam as pessoas para sua formação.

A população tem dado uma resposta positiva para esta iniciativa e confirma que a sede de conhecimento e formação está presente em tidas as camadas da sociedade. (JSG)

Da Redação com informações Asia News

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas