Exposição internacional sobre o Santo Sudário chega a Florianópolis (SC)
Florianópolis – Santa Catarina (Segunda-Feira, 10/03/2014, Gaudium Press) A arquidiocese de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, estará recebendo entre os dias 14 de março e 21 de abril a exposição internacional “Quem é o Homem do Sudário?”, no Floripa Shopping, com entrada gratuita. A mostra, que tem a curadoria do padre Alexandre Paciolli, estudioso do Sudário, apresenta os estudos científicos realizados em torno do Santo Sudário, o tecido no qual Cristo foi envolto após a morte e que guarda suas marcas.
Projetado para remeter à gruta de Jerusalém, onde o Homem do Sudário realizou a primeira missa, o cenário propõe uma experiência sensorial. Os visitantes conhecerão, por meio de painéis, os detalhes que conferem autenticidade ao Sudário, um dos objetos mais estudados da história da humanidade.
A mostra é constituída por 60 peças, entre elas, destacam-se as réplicas dos pregos, flagelos, coroa de espinhos, tumba e moedas colocadas sobre os olhos do Homem do Sudário, além da reprodução em tamanho natural do lençol sepulcral, que mede 4,41 metros de altura por 1,13 metro de largura – a peça original está conservada na Catedral de Turim, na Itália, desde o século XIV. Ha também uma tumba com escultura em bronze e um holograma em 3D, produzido em laser.
A exposição já foi realizada em diversos lugares do Brasil, inclusive na Jornada Mundial da Juventude. Em Florianópolis, a exposição conta com a parceria do Movimento Emaús, que disponibilizará monitores capacitados para as visitas guiadas. As visitações poderão ser feitas de segunda-feira a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos, das 11h às 21h. Visitas guiadas poderão ser agendadas previamente pelo telefone (48) 3331-7000. O Floripa Shopping fica localizado na Rodovia SC-401, 3116, no sentido Norte da Ilha, em Florianópolis.
Santo Sudário
O Santo Sudário é o pano de linho puro que foi utilizado para envolver o corpo de Jesus Cristo após a sua crucificação, antes que este tenha sido levado ao Santo Sepulcro. Ele mede 4 metros e 36 centímetros de comprimento por 1 metro e 10 centímetros de largura. Atualmente, se encontra na cidade de Turin, na Itália.
No tecido é possível encontrar manchas de sangue humano, com as marcas do flagelo e suplício sofridos por Jesus. Após a fotografia tirada do Santo Sudário em 1898, ficou mais fácil estudá-lo à luz da ciência, devido a nitidez da figura de frente e de costas. É, sem dúvida, uma relíquia que tem muito a esclarecer sobre a história da humanidade. (FB)





Deixe seu comentário