Gaudium news > Cardeal de São Paulo participa de coletiva de imprensa

Cardeal de São Paulo participa de coletiva de imprensa

São Paulo (Sexta-feira, 07-03-2014, Gaudium Press) O Arcebispo de São Paulo, Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, participou nesta quarta-feira, 05, de uma coletiva de imprensa e abordou os seguintes temas: a Quaresma, o lançamento da Campanha da Fraternidade 2014, a canonização do Padre José de Anchieta, a Beatificação da Madre Assunta Marchetti, a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos e o primeiro ano de Pontificado do Papa Francisco.cardeal_dom_odilo_pedro_scherer.jpg

A propósito da Campanha da Fraternidade deste ano, que tem como tema “Fraternidade e Tráfico Humano e o lema: É para liberdade que Cristo nos libertou (Gl 5, 1)”, o Cardeal afirmou que a Igreja Católica está empenhada e convoca todas as organizações da sociedade a se reunirem para conscientizar a população: “Este delito, este crime perverso, só será combatido na medida em que houver uma grande consciência social”. Afirmou o purpurado, sobre a prática de tráfico humano.

No segundo assunto da coletiva, Dom Odilo tratou da Quaresma e ressaltou: “Para a Igreja, a Quaresma é o Tempo de preparação para a Páscoa, que é a grade festa do Cristianismo, da nossa Fé.”

Reforçando as palavras do Papa Francisco, pronunciadas na Missa de Quarta-Feira de Cinzas, o purpurado lembrou que o Jejum, a Esmola e a Oração são os exercícios a serem praticados pelos fiéis neste tempo quaresmal.

“O Jejum é o aprendizado para buscarmos o reino de Deus, a sua justiça, acima de tudo; e o desapego das coisas, que podem, de alguma forma, tomar lugar do Reino de Deus, e de Deus em nossa vida. A Esmola é toda dimensão da caridade, da solidariedade. A Oração é a busca de Deus, da intimidade com Deus, da comunhão com Deus”, explicou.

A Canonização do Padre José de Anchieta também foi um dos temas tratados. O Cardeal confirmou que, após a sua canonização, autorizada pelo Santo Padre e realizada em abril deste ano, haverá manifestações religiosas e culturais na cidade de São Paulo, entre outras cidades por onde o Apóstolo do Brasil foi missionário.

“Anchieta foi um homem muito ativo, muito dinâmico. De grande importância para o início da história do Brasil, e o início da vida da Igreja no Brasil no século XVI.”

Dom Odilo comentou também o Rito da Beatificação da Madre Assunta Marchetti, co-fundadora da Congregação das Irmãs Missionárias de São Carlos Borromeu, que acontecerá no dia 25 de outubro deste ano, na Catedral da Sé.

A Secretaria do Estado do Vaticano já divulgou o documento contendo a autorização dada pelo Papa Francisco para que a celebração do Rito da Beatificação de Madre Assunta seja realizada em São Paulo.

Sobre a Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos, Dom Odilo, após ter participado da reunião do Conselho, em Roma, onde foram avaliadas as contribuições dos questionários sobre a Família respondidos por diversos setores da Igreja Católica em todo mundo, confirmou que havia chegado um grande volume de contribuições e respostas.

Segundo ele, o texto de trabalho do Sínodo dos Bispos já vem sendo realizado.

O primeiro ano de Pontificado do Papa também foi comentado pelo Arcebispo, que disse ter sido um ano extraordinário, marcante para a Igreja e que trouxe um novo ânimo.

“A sua comunicação é muito fácil, direta, está sendo muito bem compreendida e acolhida”, enalteceu.

O Cardeal ainda destacou as reformas que o Pontífice vem fazendo na parte administrativa da Santa Sé e na reforma da Cúria Romana, entre elas, a criação da Secretaria para a Economia e a reforma do conjunto dos organismos de colaboração com o Papa no serviço à Igreja. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de São Paulo

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas