Gaudium news > Inaugurado novo Centro de Pastoral na Diocese de Paranaguá (PR)

Inaugurado novo Centro de Pastoral na Diocese de Paranaguá (PR)

Paranaguá – Paraná (Sexta-Feira, 28/02/2014, Gaudium Press) No início da semana, dom João Alves dos Santos, bispo da diocese de Paranaguá, no Estado do Paraná, juntamente com os presbíteros da região, inauguraram o novo Centro de Pastoral, que fica localizada na Rua Rua Manoel Gonçalves Maia Junior, número 264, no bairro Jardim Eldorado.centro_de_pastoral_na_diocese_de_paranagua.jpg

De acordo com Jairo Silva de Souza, da Pastoral da Comunicação de Paranaguá, o espaço foi denominado de Dom Bernardo José Nolker, nome do primeiro bispo da diocese paranaense. O local abrigará o Centro de Pastoral e a Mitra Diocesana de Paranaguá com todos os seus departamentos como economato, procuradoria, contabilidade, pessoal, jurídico, história e arquivista.

Ainda segundo o integrante da Pascom, a Cúria Diocesana tem em suas dependências os departamentos de chancelaria, de protocolo e o Secretariado de Pastoral, onde ficam algumas salas disponíveis para as pastorais, para o secretário diocesano de Pastoral e o Departamento de Comunicação.

O novo espaço possui instalações adequadas, oferecendo maior funcionalidade aos usuários, funcionários e visitantes. Antes situado no Palácio Episcopal, na Rua Conselheiro Sinimbu, a mudança da sede foi planejada devido à necessidade de uma nova organização para as atividades administrativas e pastorais da diocese.

História da Diocese

A Diocese de Paranaguá é uma circunscrição eclesiástica da Igreja Católica no Brasil, pertencente à Província Eclesiástica de Curitiba e ao Conselho Episcopal Regional Sul II da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo sufragânea da arquidiocese de Curitiba. A sé episcopal fica localizada na catedral de Nossa Senhora do Rosário.

A diocese foi erigida no dia 21 de julho de 1962, por meio da bula Ecclesia Sancta, do Beato João XXIII, desmembrada da Arquidiocese de Curitiba. O território da diocese está organizado em 14 paróquias. Abrange os seguintes municípios: Adrianópolis, Antonina, Bocaiúva do Sul, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Doutor Ulysses, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá, Pontal do Paraná, Tunas do Paraná. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas