Papa cria Secretaria de Economia do Vaticano e da Santa Sé
Cidade do Vaticano (Terça-feira, 25-02-2014, Gaudium Press) O Papa Francisco constituiu, através do Motu Proprio “Fidelis dispensator et prudens”, uma nova estrutura de gerenciamento econômico da Santa Sé e do Vaticano.
Para dirigir a Secretaria para a Economia, o Santo Padre nomeou o Cardeal Dom George Pell, atual Arcebispo de Sidney, na Austrália.
Segundo o Papa, o administrador “tem a tarefa de cuidar atentamente daquilo que lhe foi confiado, assim a Igreja tem consciência da responsabilidade de tutelar e gerir com atenção os próprios bens, à luz da sua missão de evangelização e com particular solicitude para com os necessitados”.
A Secretaria de Economia será composta por 15 membros: oito padres e sete leigos de diversos países, especialistas no setor de finanças.
Em entrevista à Rádio Vaticano, o diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, Padre Federico Lombardi, afirmou que o novo organismo é a autoridade sobre todas as atividades econômicas e administrativas da Santa Sé e do Estado da Cidade do Vaticano.
Outra instituição é o Setor do Revisor Geral, para executar as tarefas de revisão nos balanços e situações econômicas. (LMI)





Deixe seu comentário