Bento XVI pede à Igreja Católica contribuição para uma “plena unidade”
Cidade do Vaticano (Segunda, 29-06-2009, Gaudium Press) “A Igreja Católica pretende contribuir em todos os modos que lhe são possíveis para o restabelecimento de sua plena unidade”, sublinhou Bento XVI no seu discurso durante o encontro com a Delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, ontem, no Vaticano.
Bartolomeu I, patriarca de Constantinopla, enviou, assim como havia feito no ano passado para as celebrações da abertura do ano jubileu, uma delegação para o encerramento. Foi representado por S. Ex.ª Emmanuel, arcebispo metropolita da França e diretor do Escritório da Igreja Ortodoxa junto à União Européia; S. Em.ª Athenagoras, bispo de Sinope e assistente do metropolita da Bélgica; e o diácono Ioakim Billis, da sede patriarcal do “Fanar”.
O Papa afirmou que o próximo encontro com o patriarcado acontecerá em outubro no Chipre e versará sobre o “papel do Bispo de Roma na comunhão da Igreja durante o primeiro milênio”. Bento XVI expressou a esperança de “que as incompreensões e as tensões verificadas entre os delegados ortodoxos durante as últimas sessões plenárias desta comissão sejam superadas no amor fraterno, de modo que o diálogo seja mais intensamente representativo da ortodoxia”.
A delegação está em Roma desde ontem para as Primeiras Vésperas celebradas pelo Papa em São Paulo Fora dos Muros, e hoje para a missa presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro no Vaticano, na Solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.
Deixe seu comentário