Gaudium news > 11 de fevereiro de 2013: Bento XVI renuncia o papado

11 de fevereiro de 2013: Bento XVI renuncia o papado

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 11-02-2014, Gaudium Press) “Convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino.bento_xvi.jpg

Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando.

Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20,00 horas, a sé de Roma, a sé de São Pedro, ficará vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.”

A declaração do então Papa Bento XVI há um ano atrás, no mesmo dia 11 de fevereiro, dia de Nossa Senhora de Lourdes, surpreendeu os fiéis pelo mundo, que não esperavam uma decisão audaciosa do governante da Igreja Católica.

Em entrevista concedida à Rádio Vaticano, o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, contou que Bento XVI, antes de pedir publicamente o afastamento do cargo papal, refletia sobre sua decisão por meio de orações, fazendo um discernimento espiritual.

“Nesse sentido, é um grande ato de governo, feito com uma grande profundidade espiritual, uma grande preparação do ponto de vista da reflexão e da oração; uma grande coragem”, disse.

A clareza com a qual o Santo Padre havia se preparado para este gesto, observou Padre Lombardi, ou melhor, “a Fé com a qual se preparou, deram-lhe a serenidade e a força necessárias para colocá-lo em prática, caminhando com coragem e serenidade, com uma visão verdadeiramente de Fé e de expectativa do Senhor que acompanha continuamente a sua Igreja”.

Nesta terça-feira, 11, uma das primeiras atividades do Papa Francisco foi a publicação da seguinte mensagem em sua conta oficial no Twitter (@Pontifex):

“Hoje convido-vos a rezar juntos comigo por Sua Santidade Bento XVI, um homem de grande coragem e humildade.” (LMI)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas