Salesianos apresentam programação para Ano Bicentenário de São João Bosco
Roma – Itália (Sexta-feira, 07-02-2014, Gaudium Press) A programação do Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (1815-2015), que iniciará em 16 de agosto de 2014, foi apresentado aos jornalistas pelo Padre Pascual Chávez, Reitor-Mor dos Salesianos, nesta semana.
Segundo o sacerdote, o evento não terá um olhar nostálgico ao passado, e muito menos será ufanista mas será “uma oportunidade para renovar o empenho por alcançar os jovens e acompanhá-los em seus desafios”.
Através da apresentação de três grandes desafios na evangelização dos jovens de hoje em dia, o Reitor-Mor mostrou como as respostas de São João Bosco continuam atuais. “Perante a falta de confiança em si mesmos, pode-se responder com o protagonismo juvenil; ao medo do futuro se deve obviar através da formação escolar e profissional; ao aumento da separação entre mundo dos adultos e mundo juvenil só se pode enfrentar estando presentes, vivendo ao lado dos jovens.”
Segundo o Padre Pascual Chávez, São João Bosco “soube ler a realidade social do seu tempo; individuou nos jovens pobres os primeiros destinatários do seu empenho; e lhes deu o melhor dom que lhes podia oferecer: a educação”.
O Ano Bicentenário de Nascimento de Dom Bosco (16 de agosto de 2014-16 agosto 2015) foi precedido por um triênio de preparação que levou a redescobrir, dentro de toda a Família Salesiana, a história (2011-2012), a pedagogia (2012-2013) e a espiritualidade (2013-2014) do sacerdote, do educador e do santo turinense. (EPC)
Com informações da ANS.





Deixe seu comentário