Igreja no México reflete sobre os desafios da comunicação
Cidade do México – México (Quarta-feira, 22-01-2014, Gaudium Press) Como evangelizar a geração digital? Como transmitir a Fé? De que maneira enfrentar os desafios que a comunicação apresenta à Igreja? Estas são algumas das preocupações que os responsáveis diocesanos de comunicação da Igreja no México procuram responder durante o Encontro Nacional de Responsáveis da Comissão Diocesana para a Pastoral da Comunicação, que ocorrerá na Cidade do México entre os dias 11 e 13 de fevereiro.
O evento, que ocorrerá nas instalações das Pontifícias Obras Missionárias Episcopais do México (OMPE), será realizada com o objetivo de refletir e projetar algumas linhas de ação pastoral em relação com as comunicações para poder servir “mais coordenada, organizada, eficaz e eficiente a comunicação na Igreja desde a Igreja”, como sublinha Dom Luis Artemio Flores Calzada, Bispo de Tepic e Presidente da Comissão Episcopal para a Pastoral da Comunicação, na convocatória da reunião.
Na dita convocatória, também assinada pelo Secretário Executivo do organismo eclesial, Padre Antonio Camacho Muñoz, o prelado mexicano recorda parte da Carta Apostólica que dirigiu ao Beato Papa João Paulo II em janeiro de 2005 e aos responsáveis pelas comunicações sociais, onde faz referência aos desafios que as comunicações representam para a Igreja:
“Se faz oportuno voltar a refletir sobre os desafios que as comunicações sociais apresentam para a Igreja, a qual, como indicou Paulo VI, ‘se sentiria culpável diante de Deus se não utilizasse esses meios tão poderosos’ (EN, 45). A Igreja, de fato, não está chamada somente a usar os meios de comunicação para difundir o Evangelho mas, sobretudo hoje mais do que nunca, integrar a mensagem de salvação na nova cultura que estes poderosos meios criam e amplificam. A Igreja adverte que o uso das técnicas e tecnologias de comunicação contemporâneos fazem parte de sua própria missão no terceiro milênio”.
Recordando que não é uma tarefa fácil que os meios de comunicação não estão isentos de usos indevidos, Dom Flores Calzada também diz que se forem bem utilizados “oferecem ao homem uma magnífica oportunidade para aproximar-se de Deus e colaborar com sua obra criadora”. (GPE/EPC)





Deixe seu comentário