Angelus: no Batismo, devemos nos deixa invadir pelo amor de Deus
Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 13-01-2014, Gaudium Press) Na oração do Angelus deste domingo, 12, os milhares de fiéis e peregrinos reunidos na Praça São Pedro acompanharam a locução dominical do Papa Francisco, que recordou a festa litúrgica do Batismo do Senhor.
Antes de proferir a oração mariana do Angelus, o Santo Padre havia batizado 32 crianças na Capela Sistina, no Vaticano.
O Pontífice, então, comentou sobre o Sacramento do Batismo: “Toda criança que nasce é um dom de alegria e de esperança; toda criança batizada é um prodígio da Fé e uma festa da família cristã”.
Ao citar a passagem do Evangelho, quando João Batista batizava Jesus, o Papa afirmou que, enquanto o apóstolo realizava o ato sacramental, “os céus se abriram”, como um cumprimento das profecias:
“Se os céus permanecerem fechados, o nosso horizonte, nesta vida terrena, também é escuro, sem esperança. Ao invés, com a celebração do Natal, a Fé nos dá, mais uma vez, a certeza de que os céus se abriram com a vinda de Jesus. No dia do Batismo de Cristo, contemplamos, novamente, os céus abertos”, explicou.
Ainda de acordo com o Santo Padre, com o nascimento de Jesus através do Batismo, “os céus se abriram” e “Deus nos deu, em Cristo, a garantia de um amor indestrutível”, pois desde quando o Verbo se fez carne, “todos nós pudemos ver os céus abertos”.
“Temos esta oportunidade se nos deixarmos invadir pelo amor de Deus, que nos é dado, pela primeira vez, pelo Batismo, por meio do Espírito Santo”.
Com o seu Batismo, continuou, o Nosso Senhor recebeu a aprovação do Pai celeste, que o enviou para compartilhar dos sentimentos da humanidade.
“Vocês não acham que no nosso tempo precisamos de um suplemento de partilha fraterna e de amor? Vocês não acham que precisamos de um suplemento de caridade?”, indagou.
Logo depois, o Pontífice respondeu que necessitamos da caridade “que compartilha e arca com os incômodos e os sofrimentos dos irmãos”.
“Quanto é bela a vida quando se deixa inundar pelo amor de Deus!”
No final de sua locução, o Papa dirigiu um pensamento especial aos pais que estão preparando seus filhos para receberem o Sacramento do Batismo, pedindo ao Senhor para que a administração do Sacramento possa ajudá-los a redescobrirem a beleza da Fé. (LMI)





Deixe seu comentário