Gaudium news > “Advento é o tempo de olharmos para dentro de nós mesmos…”, afirma bispo de Erexim

“Advento é o tempo de olharmos para dentro de nós mesmos…”, afirma bispo de Erexim

Erexim – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 05/12/2013, Gaudium Press) Com o título “Revestir o coração de amor e esperança”, dom José Gislon, bispo da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, refletiu em seu último artigo sobre o tempo do Advento. Ele afirma que, para os cristãos, o Advento é a hora do despertar, é o tempo de retomar às próprias certezas: Jesus Cristo está vindo ao nosso encontro, para dar significado à nossa vida.

Para o prelado, neste tempo de preparação para o Natal pode-se perceber toda a atmosfera sacral que esta festa desperta na realidade da sociedade. Luzes, cores, ornamentos, figuras natalinas, etc. Segundo ele, as realidades deste mundo são importantes, mas as realidades que superam o mundo são muito mais importantes.

“O cristão não pode limitar-se às preocupações terrenas. Viver como cristão significa querer o bem e fazer o bem na espera do Senhor que está vindo ao nosso encontro”, ressalta.

Ainda de acordo com dom José, o Advento é um tempo especial para refletirmos sobre a grandeza, o amor, a ternura e a humildade de Deus. Ele salienta que este é um tempo para olharmos para dentro de nós mesmos e refletirmos sobre como estamos vivendo.

“E então nos perguntarmos: Há espaço para Deus na minha vida? Tenho tirado um pouco do meu tempo para ajudar o meu irmão a ter também dignidade de ser humano, de filho de Deus? Estou amando e cuidando da minha família? Tenho valorizado a vida como dom de Deus? Tenho feito o bem e praticado a caridade e a justiça?”, questiona o prelado.

Conforme o bispo, mesmo no contexto de uma sociedade ordeira e trabalhadora, temos muitas realidades que precisam de um olhar de amor e compaixão, e este olhar não deve ser vivido na indiferença, mas no agir de forma concreta.

“Por isso, tomo a liberdade de lançar e propor um desafio neste tempo de Advento. Este desafio é dirigido aos irmãos e irmãs que, em nome do Senhor Jesus e por Jesus, podem fazer algo de bom pelo outro ou pelos outros. Não tenham medo, abram o coração e o façam. Convido cada um em particular a refletir e a propor-se a fazer uma boa ação neste período até o Natal”, propõe.

Para finalizar, o bispo afirma que por mais abundantes e belas que sejam as luzes e a sua luminosidade, se falta dentro de nós a presença de Deus, o nosso coração vai estar mergulhado nas trevas.

“Vamos nos preparar bem para a celebração do Santo Natal. Acendamos as luzes nas ruas e avenidas, acendamos as luzes da árvore de Natal, acendamos as luzes das nossas casas, porém cuidemos para que a luz da fé em Cristo Jesus não se apague no nosso coração, mas seja reavivada pela festa que iremos celebrar”, conclui. (FB)

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas