Gaudium news > Congresso missionário na Venezuela reflete sobre a presença da Igreja na América

Congresso missionário na Venezuela reflete sobre a presença da Igreja na América

Maracaibo – Venezuela (Quinta-feira, 28-11-2013, Gaudium Press) O 4º Congresso Americano Missionário iniciou-se nesta terça-feira, 26, em Maracaibo, na Venezuela, com uma Missa presidida pelo prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos e delegado especial do Papa Francisco para o evento, Cardeal Dom Fernando Filoni, na praça da Basílica de Nossa Senhora de Chiquinquirá.

venezuela.jpg

Na ocasião, Dom Filoni destacou que o Congresso deve levar a Igreja a refletir sobre os cinco séculos de sua presença no Continente das Américas.

Com base no lema “América Missionária, partilha tua Fé!”, o Congresso levará aos participantes o desafio de serem “discípulos missionários num mundo secularizado e pluricultural”.

“A Igreja precisa seguir o mesmo caminho de Jesus Cristo, que é o caminho da pobreza, da obediência, do serviço e da imolação de si mesmo até a morte da qual saiu vitorioso pela ressurreição”, ressaltou o Cardeal.

Ainda segundo Dom Filoni, “nesse nosso Congresso, colocamos no centro a Cristo como Mestre e nos propomos a escutar sua voz, acolher sua mensagem e preparar para a missão”, fazendo discípulos missionários de Jesus Cristo a partir da América.

Missa de abertura do 4º Congresso Americano Missionário

Mais de três mil pessoas participaram da Missa de abertura do evento, que foi precedida da entrada solene das relíquias de Santa Terezinha do Menino Jesus, Padroeira das Missões.

Logo no início da Celebração Eucarística, o Arcebispo de Maracaibo, Dom Ubaldo Ramón Santana Sequera, fez a leitura da mensagem do Santo Padre enviada aos participantes do Congresso, que ressaltou a natureza missionária da Igreja.

“Uma Igreja peregrina é, por natureza, uma Igreja missionária”, diz um dos trechos da mensagem. (LMI)

Da redação, com informações Pontifícias Obras Missionárias

Deixe seu comentário

Notícias Relacionadas