Paróquia Santa Bárbara, de Criciúma (SC), já se prepara para a festa de sua padroeira
Criciúma – Santa Catarina (Quarta-Feira, 27/11/2013, Gaudium Press) A Paróquia Santa Bárbara, pertencente à Diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, vive dias de devoção e Fé com a novena em preparação à festa de sua padroeira, cuja festa litúrgica é celebrada no dia 4 de dezembro. Considerada a patrona dos mineiros, invocada principalmente contra as tempestades, Santa Bárbara tem sua trajetória de vida marcada pela Fé e sua morte pelo martírio.
Além da novena, o rito do tríduo, que teve seus primeiros encontros realizados nos dias 9 e 23 de novembro, também marca a preparação da festa. O terceiro e último dia do tríduo acontecerá no dia 30 deste mês, com Missa às 19h, organizado pelo Movimento de Irmãos, Pastoral da Saúde, Pastoral Afro Brasileira e Pastoral dos Jovens. Após a celebração, haverá uma jantar no salão de festas, a partir das 20h.
Já a novena preparatória teve início no dia 24 deste mês e seguirá até o dia 2 de dezembro. Antes, durante e após as novenas haverá oportunidade para os fiéis se confessarem. Hoje, dia 27, ocorre o quarto encontro da novena, com missa e benção e Unção dos Enfermos, às 19h30. Nos dias seguintes, 28 e 29 de novembro, a celebração eucarística da novena acontece no mesmo horário, às 19h30.
No sétimo dia da novena, 30 de novembro, a missa será realizada às 19h, juntamente com o último dia do tríduo. No dia 1º de dezembro, a celebração eucarística será às 19h. Já no último dia da novena preparatório, no dia 2 de dezembro, haverá a Missa das crianças, às 19h30. Depois da celebração, acontecerá a coroação do rei e da rainha e colocação de faixas nos príncipes e princesas da festa, apresentação e brincadeiras para as crianças, no salão paroquial.
Na véspera da festa, dia 3 de dezembro, a programação iniciará às 19h30 com a Missa na Mina de Visitação do bairro Naspolini. Em seguida, às 21h, ocorrerá a chegada da imagem na Rua Santa Bárbara, levada por mineiros e acompanhada por um cordão humano, com animação de grupos musicais da paróquia e da cidade de Criciúma. Em frente à igreja, oração e bênção. Logo após, no interior da igreja, bênção individual. Às 21h30, acontecerão apresentações de palco.
No dia da festa, 4 de dezembro, as atividades começarão às 6h, com a alvorada festiva. Na sequência, às 8h, será realizada a Missa dos trabalhadores. Às 10h, ocorrerá a Missa Solene, presidida pelo Bispo de Criciúma, Dom Jacinto Inácio Flach. Logo após, haverá animação de palco com o Coral Santa Bárbara. Ao meio-dia, almoço de confraternização.
No turno da tarde, a partir das 13h30, acontecerá um festival de talentos musicais. Às 16h, será realizada a Missa do Sagrado Coração de Jesus, presidida pelo Padre Carlos Wecki, com procissão com a imagem da padroeira. O encerramento do evento se dará às 17h30, com a consagração das crianças.
Santa Bárbara
Santa Bárbara nasceu na cidade de Nicomédia na região da Bitínia, onde hoje se localiza a cidade de Izmit, na Turquia, às margens do Mar de Mármara. Bárbara viveu no final do Século III.
Conta-se que a Santa era uma jovem de extrema beleza, e recusando-se a abandonar a Fé Católica e contrair o matrimônio, foi aprisionada durante anos em uma torre e degolada em praça pública pelo próprio pai, que morreu, em seguida, atingido por um raio. (FB)





Deixe seu comentário