Cáritas do Rio Grande do Sul realiza 40ª Assembleia Estadual em Santo Ângelo
Santo Ângelo – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 26/11/2013, Gaudium Press) Entre ontem e hoje está sendo realizada a 40ª Assembleia Estadual da Cáritas, com o tema “Por um mundo sem fome e sem pobreza”. O evento, que está acontecendo na cidade gaúcha de Santo Ângelo, reúne aproximadamente 70 agentes das 12 Cáritas Diocesanas e Arquidiocesanas organizadas no Estado do Rio Grande do Sul.
Ocorrida a cada dois anos, a assembleia consiste em um momento de avaliação das atividades, estudo e projeção dos próximos dois anos, que fecham o plano quadrienal das ações práticas da Cáritas Brasileira. De acordo com a secretária regional da Cáritas RS, Marinês Besson, o tema deste ano está relacionado com a Campanha da Cáritas Internacional, intitulado “Uma família humana sem fome sem pobreza”, que foi assumida por toda a Rede Cáritas.
Ela também destacou que além do debate sobre essa temática, a assembleia prevê um momento de partilha sobre as experiências vivenciadas nas diferentes regiões do RS, no sentido da superação da fome e da pobreza. Para Marines, a Cáritas é uma organização que possui belos exemplos de como superar esse problema tão crescente no mundo.
“Não tratamos esse tema da fome só pelo viés da produção de alimentos, mas num sentido mais amplo, que envolve outras questões como acesso a políticas públicas, entre outras. Quando se fala em pobreza, não se fala somente em ter ou não recursos financeiros, mas sim em ter dignidade, que é um direito de todos”, completou a secretária.
Durante as atividades do evento, o Bispo referencial da Cáritas RS e Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, Dom Canísio Klaus, prestará uma assessoria sobre o tema “Ensino Social da Igreja e Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil”. Haverá ainda a eleição para o conselho e do Bispo referencial para os próximos quatro anos. Por fim, Marinês destaca que além de alinhar as atividades da Cáritas que estão por vir, o evento proporciona um momento de celebração e confraternização pelo ano que passou.
Cáritas Brasileira
A Cáritas é uma rede solidária de mais de 15 mil agentes, a maioria voluntária, por todo o país. Nos últimos 10 anos, auxiliaram mais de 300 mil famílias, contribuindo para a transformação de suas vidas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.
A Cáritas Brasileira, fundada em 12 de novembro de 1956, é uma das 164 organizações-membro da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo.
Nacionalmente, a Cáritas é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Está organizada em uma rede com 178 entidades-membro, 12 regionais – Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Norte II (Amapá e Pará), Maranhão, Piauí, Ceará, Nordeste II (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte) e Nordeste III (Bahia e Sergipe) – e uma sede nacional. Atua em 450 municípios, sendo presença solidária junto às pessoas mais empobrecidas. (FB)





Deixe seu comentário