Encerra-se a Assembleia Plenária do Episcopado Espanhol
Madri – Espanha (Segunda-feira, 25-11-2013, Gaudium Press) Na última sexta-feira, 22, ocorreu uma coletiva de imprensa nas instalações da Conferência Episcopal Espanhola (CEE) por ocasião da conclusão dos trabalhos da Assembleia Plenária dos Bispos do país europeu, que teve início no dia 18 de novembro.
O novo Secretário Geral do Episcopado Espanhol, Padre José María Gil Tamayo, foi encarregado de fornecer as conclusões da reunião para os meios de comunicação.
De acordo com o secretário foram vários os aspectos abordados pelos Bispos espanhóis na última semana, incluindo alguns documentos e textos que estão se desenvolvendo dentro da Comissão da CEE, como “Regras básicas para a formação dos Diáconos permanente nas Dioceses”, apresentadas pela Comissão Episcopal para o Clero e aprovadas pelos prelados. Este documento é uma atualização de algumas regras básicas que foram adotadas em 2000.
Também passou para a próxima Assembléia a tradução para o espanhol das “Ladainhas de Nosso Senhor Jesus Cristo, Sacerdote e Vítima, e do Santíssimo Sacramento”, o pedido para o nome de Santa Maria da Mercês é novamente incluído no Calendário Litúrgico, assim como a tradução de uma mudança no rito do Batismo.
Em matéria econômica, disse que a Assembleia aprovou as demonstrações financeiras e a liquidação orçamental de 2013, assim como os critérios de incorporação e distribuição do Fundo Comum Interdiocesano para 2014, além dos orçamentos da CEE e dos organismos que de dependem dela.
Da mesma forma, como discutido em Tamayo, a Assembleia Plenária realizou reuniões com as diversas Comissões Episcopais, assim como do Conselho Episcopal para comemorar o 5º Centenário do Nascimento de Santa Teresa, a ser celebrado em 2015. (GPE/EPC)
Deixe seu comentário